Opinião

O Jardim da Almuinha: um elogio à paisagem de Leiria

27 jun 2021 15:45

No jardim, a paisagem da Serra d´Aire é evocada com os montes, os muros, as grandes pedras de calcário, a cascata e o conjunto da vegetação própria da serra

O Jardim da Almuinha recria a paisagem de Leiria de uma forma idealizada.

A região de Leiria abrange três tipos de paisagem diferentes: as encostas da Serra d´Aire, as várzeas do Lis, as dunas do litoral atlântico.

No jardim, a paisagem da Serra d´Aire é evocada com os montes, os muros, as grandes pedras de calcário, a cascata e o conjunto da vegetação própria da serra: carvalhos, zambujeiros, sobreiros, azinheiras, medronheiros espinheiros, folhados, vincas, heras, madresilvas...

As várzeas do Lis são evocadas com os elementos que caracterizam o seu ambiente: as clareiras relvadas, a ribeira serpenteante com as pequenas pontes de madeira e um atravessamento em pedras, um açude, o lago e a ilha que constituem um cenário aquático natural, e o conjunto da vegetação característico das várzeas: salgueiros, choupos, amieiros, ulmeiros, freixos, juncos, caniços, lírios...

Não foram integradas na composição do jardim as dunas do litoral.

Um muro em pedra à volta do jardim traça uma linha de separação entre o jardim e a cidade, ou seja, entre a paisagem idealizada e a realidade.

Dentro do espaço verde do jardim não existem plantas exóticas, esculturas, sinalética ou qualquer elemento que obrigue à atenção consciente do visitante e perturbe a aproximação à natureza.

O projecto teve como referência a paisagem idealizada de Leiria descrita por Rodrigues Lobo nas suas novelas em que pastores e pastoras habitam a serra e as várzeas levando uma vida simples, dormindo debaixo das árvores sem frio nem perigos e passando o seu tempo a fazer concursos de poesia e música, a namorar ou a meditar.

O Jardim da Almuinha é uma obra viva com sessenta mil metros quadrados, mais de quinhentas árvores e milhares de arbustos, que desempenha funções de lazer, de ecologia urbana e contribui para a identidade e compreensão da paisagem de Leiria.

O Jardim da Almuinha é um projecto para o Município de Leiria de Rui Ribeiro, João Marques da Cruz e Frederico Soares a partir de um conceito inicial de Jorge Estrela.