Opinião

O complemento solidário para idosos

9 dez 2023 10:20

O que se espera dos partidos e dos responsáveis políticos é que sejam capazes de dizer mais alguma coisa além de mal das ideias dos outros

Teremos no dia 10 de março eleições legislativas antecipadas, marcadas na sequência da demissão do Governo. O ambiente eleitoral já se sente e era útil que pudesse servir para discutir ideias além de casos e ideias bacocas. O PSD já lançou uma das suas prioridades. O aumento do complemento solidário para idosos.

Trata-se de um apoio financeiro atribuído a idosos de baixos rendimentos e que o PSD defende que até ao final da próxima legislatura não pode ser inferior a 820 euros. E a razão é simples: é uma questão de justiça social. O aumento brutal do preço de bens essenciais, da subida dos custos com a casa e a degradação dos serviços públicos colocou muitas destas pessoas em situação de grande vulnerabilidade.

Aumentar este apoio é responder a uma emergência social, num país onde quase dois milhões de pessoas estão em situação de pobreza, com menos de 591 euros por mês. Assim, ao aumentar significativamente o complemento solidário para idosos estamos a apoiar quem já não está na idade ativa e tem de enfrentar o aumento brutal do custo de vida.

Na sequência da apresentação desta medida houve quem tentasse criar confusão à volta dela, ao invés de discutir o seu mérito e a concordância ou discordância com a mesma. Foi um péssimo contributo à democracia e que procurou fugir à realidade: os idosos neste País passam muitas dificuldades e o Estado tem um papel a que se não pode furtar.

O que se espera dos partidos e dos responsáveis políticos é que sejam capazes de dizer mais alguma coisa além de mal das ideias dos outros, apresentando – por exemplo – as suas próprias ideias. Faço fé que nas semanas que se seguem este paradigma seja alterado e possamos ter uma campanha de discussão de problemas e da situação dramática em que muitas áreas da governação se encontram, mas sobretudo que se tenha a capacidade de discutir soluções e propostas para melhorar a vida das pessoas.

É esse o tipo de discussão que engrandece e enriquece a Política, demonstrando o papel transformador que esta pode ter em fazer deste um País melhor.