Opinião

O céu caiu sobre a União de Leiria

7 mai 2016 00:00

As notícias dos últimas dias foram mais uma facada no coração dos verdadeiros amantes da União de Leiria

As notícias dos últimas dias foram mais uma facada no coração dos verdadeiros amantes da União de Leiria, ainda mal refeitos dos problemas que atiraram o nome do clube mais representativo da região para a lama, numa história que incluiu dívidas avultadas, falência da SAD, acusações entre dirigentes,queda nos campeonatos distritais e até a vergonha de ver a equipa de Leiria a entrar em campo com apenas oito jogadores.

Para os poucos que durante o longo reinado de João Bartolomeu se mantiveram ao lado da equipa que os tenta no peito o nome da cidade, aqueles episódios foram golpes duríssimos, só entendíveis por quem acompanha o futebol com uma paixão que se sobrepõe em absoluto a qualquer racionalidade.

Após dois anos de travessia no deserto, em que nada se vislumbrava que pudesse fazer acreditar num regresso aos anos de glória desportiva que João Bartolomeu conseguiu trazer ao clube, eis que surge um 'Messias' vindo da Rússia,aparentemente com os bolsos forrados a dinheiro, disposto a voltar a fazer da União de Leiria uma equipa de topo.

A esperança renasceu no coração dos adeptos, ancorada em vitórias, subidas de divisão e contratação do bons jogadores. Poucos terão parado um pouco para pensar nas verdadeiras razões de Alexander Tolstikov, que entretanto assumiu o controlo da SAD, para vir investir em Leiria e qual a origem do dinheiro com que se dispôs a pagar dívidas e a contratar jogadores de qualidade, alguns deles internacionais pelos seus países.

No fundo, a paixão pela União de Leiria levou a que os adeptos se aproximas sem mais do ditado popular "a cavalo dado não se olha os dentes" do que àquele que diz que “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”. Sem nada estar provado e sendo todos os arguidos inocentes até uma eventual decisão do tribunal em contrário, a verdade é que esta história parece ser mais uma daquelas que envergonha o futebol e que, infelizmente,são por demais frequentes.

Seja na base da pirâmide seja no seu vértice mais elevado, como ficou provado pelo escândalo de corrupção que deitou abaixo alguns dosprincipais dirigentes da FIFA, com o ex-presidente Blatter à cabeça. Nada que seja, no entanto, exclusivo do futebol. Infelizmente já todos perceberam que onde se movimenta muito dinheiro emerge o pior que a natureza humana tem,seja na política, na economia, no desporto ou na saúde.

O problema do futebol é precisamente o rio de dinheiro que circula à volta das quatro linhas, atraindo para estedesporto, além dos que se motivam pela paixão e pelos momentos de rara beleza e de superação humana que proporciona, também alguns que estão na vida movidos apenas pelo que podem ganhar materialmente, seja de que forma for.

Para os leiriense em geral, e para os adeptos da União de Leiria em particular, haverá a esperança de que toda esta história não seja mais do que um engano da justiça e que, no curto prazo, tudo possa voltar à normalidade. Se assim não for, será mais um rude golpe na vida da União de Leiria que a fará cair num impasse de que poderá ter dificuldade em sair.

*João Nazário
*Segue as regras do Acordo Ortográfico 1990

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo