Opinião

Música | Outono de Regressos

12 nov 2021 19:45

Por aqui na nossa cidade é de destacar a reabertura da Stereogun, discoteca que se converte, de noite para noite, em clube underground

1 – JP Simões, nome maior da música portuguesa, está de regresso aos discos com Drafty Moon, segundo trabalho assinado com o nome Bloom, alter-ego do artista que nasceu em 2016 com Tremble Like a Flower. Se há cinco anos, Bloom andava à volta do espírito de Nick Drake, agora é David Bowie a influência mais evidente num trabalho com mão de Miguel Nicolau (Memória de Peixe) na produção. Drafty Moon andará pelo país em digressão e já estamos a fazer figas para que passe por Leiria em breve. E há edição em vinil, só para avisar, antes que esgote!

2 – Quem também regressou aos discos foi Camané com Horas Vazias, um trabalho que já está a dar muito que falar e que inclui 16 fados, entre tradicionais e inéditos. Camané é, talvez, a grande voz do fado e o lançamento de um disco seu é um acontecimento, que não podíamos deixar de registar. O disco conta com produção de Pedro Moreira, tem na guitarra portuguesa José Manuel Neto, na viola Carlos Manuel Proença e no contrabaixo Carlos Bica e ainda participam o saxofone de Ricardo Toscano e o acordeão de João Barradas – tudo gente ilustre que “só” acrescenta qualidade a Horas Vazias.

3 – O Festival Super Bock em Stock arranca no dia 19 de novembro, em Lisboa, espalhando-se por 10 salas com mais de 50 artistas, entre eles Black Country, New Road, o hype do momento. A banda nascida em Brixton, Londres, deambula entre o jazz, rock, klezmer, spoken-word e pós-punk e ao vivo parece que é demolidora. Mas há outros concertos a não perder: Django Django, Benny Sings, Lava La Rue, Sports Team ou Ice Age são alguns destaques do cartaz. Dois dias a subir e a descer a Av. da Liberdade de copo e mapa do festival na mão, tal como nos velhos tempos. Hein?

4 – Por aqui na nossa cidade é de destacar a reabertura da Stereogun, discoteca que se converte, de noite para noite, em clube underground e de que muita gente já tinha saudades. Esta sexta-feira, dia 12 de novembro, Carlos Matos e Frederico Montes levam a cabo mais um clubbing pela noite dentro, para dançar como se não houvesse amanhã. Mas há: logo no dia seguinte, a sala abre as portas ao metal e às suas variantes, com Holocausto Canibal, Diabolical Mental State e Inhuman Architects. No dia 19 de novembro será a vez do dj set Celeste / Mariposa transformar a pista em festa de arromba, onde os ritmos eletrónicos e africanos se misturam alegremente com as novas tendências da dance music. Altamente recomendável. Outra noite em destaque na Stereogun será a 26 de novembro com o hip-hop da dupla Nerve e Il Bruto, que atuará ao vivo antes do dj set de Joka Da Snipa.

Tudo a não perder, é só escolher a onda e surfar!