Opinião

Música | Futura - Rádio de Autor

12 dez 2021 10:40

Uma rádio avessa a sentenças comerciais e com o foco virado para as artes, com a música em destaque

Há uma nova rádio no ar e pode ser ouvida em qualquer parte do mundo, bastando para isso uma simples ligação à internet: chama-se Futura – Rádio de Autor e tem em Pedro Ramos o seu principal impulsionador.

O radialista que fez história na rádio Radar, entre 2002 e 2020, com programas como Serviço de Urgência, OK Computador, Acordo de Cavalheiros, Zé Pedro Rock & Roll (em parceria com Zé Pedro), lançou-se à vida, juntou uma equipa de altíssimo calibre, e fundou uma rádio avessa a sentenças comerciais e com o foco virado para as artes, com a música em destaque.

Na Futura podemos ouvir música, com e sem palavras, nos seus diferentes modos e feitios, desde os clássicos até aos lançamentos mais recentes da música nacional e internacional.

Predomina o indie e o pop-rock, mas também há espaço para outras sonoridades mais eletrónicas, tudo a cargo desta gente ilustre: Pedro Ramos, Inês Meneses, Joana Bernardo, Duarte Pinto Coelho, Catarina Wallenstein, Benjamim, Rai, Tom Barman, Bruno Ferreira, Sónia Balacó, Rui Pedro Tendinha, Mia Tomé, João Vieira (Kitten), Mário Valente, João Vaz Silva, Ana Fernandes, Hugo Moutinho (Mr. Mitsuhirato), Carolina Torres, Chima Hiro, André Fonseca Carvalho (Sauvage) e Carolina Queirós Machado.

O novo projeto online independente apresenta uma belíssima grelha, da qual destaco desde já SALÓN FUZZ, um programa de Mário Valente, todas as segundas-feiras, às 18:00. O DJ e programador, residente há largos anos no bar Lounge, em Lisboa, conduz sem travão uma emissão que deambula pelos caminhos mais sinuosos do rock. Entre o passado e o presente, ficamos a conhecer o rock mais underground, mais noise, mais obscuro, mais vibrante e surpreendente. Rock que pode vir de catacumbas localizadas em Istambul, Londres ou Nova Iorque. Um verdadeiro programa de autor que nos mostra o outro lado do rock, menos conhecido, mas capaz de fazer frente a Idles, The Strokes e companhia. É sintonizar!

Para além do site www.radiofutura.pt, a Futura também tem umas apps muito jeitosas já disponíveis para todo o tipo de smartphones, tablets e afins – basta procurar Futura – Rádio de Autor e um mundo novo se abrirá. Mas, atenção, tem de ser mesmo Futura – Rádio de Autor, se for só Futura, é muito provável que apareçam outras rádios.

Ah, e acabei de ouvir agora o Tom Barman dos dEUS a dizer: “This is Futura” e o tema em escuta? Sweet Dreams dos Eurythmics. Vale tudo!