Editorial

Mudança, a única constante da vida

27 out 2022 11:27

A região só poderá continuar a desenvolver-se, a afirmar-se como uma das melhores do País para viver e a manter a sua pujança económica se a sua população for esclarecida, exigente e com espírito crítico

Termino esta semana as funções de directora-adjunta do JORNAL DE LEIRIA, cargo que desempenhei no último ano e meio. Termino igualmente a profissão de jornalista, que exerci durante mais de 20 anos, sempre neste semanário.

Foram anos de enormes desafios, que me obrigaram muitas vezes a superar-me, a aprender de novo, a mudar. E é isso que farei agora também, abraçando um novo desafio no seio do Grupo Movicortes, a que o jornal pertence.

A mudança é a única constante da vida, já dizia o filósofo grego Heráclito. Por mais avessos que sejamos à mudança, ela é inexorável. Seja na vida pessoal seja na profissional.

Na comunicação social, há muitos anos que a mudança vinha a acontecer, mas as redes sociais aceleraram-na e vieram ameaçar a sobrevivência dos media.

A massificação das ferramentas digitais e a democratização das redes sociais criou junto dos cidadãos a convicção de que basta ter um telemóvel para fazer fotografias e saber articular meia dúzia de linhas para ser jornalista.

Nada mais errado. Os jornalistas, que para exercerem a sua profissão são obrigados a ser detentores de carteira profissional, estão sujeitos a normas éticas e deontológicas. Que geralmente são cumpridas. Nesta, como em todas as outras áreas, há bons e maus profissionais. Sempre assim foi e continuará a ser.

Como fazia questão de sublinhar José Ribeiro Vieira, director emérito do JORNAL DE LEIRIA, pelo qual tinha um carinho muito especial, as empresas são projectos e pessoas. O JORNAL DE LEIRIA continuará a desenvolver novos projectos, e a fazê-lo com as suas pessoas.

A região só poderá continuar a desenvolver-se, a afirmar-se como uma das melhores do País para viver e a manter a sua pujança económica se a sua população for esclarecida, exigente e com espírito crítico. Contribuir para que tal seja uma realidade tem de ser a missão de qualquer jornal.

Estou certa que é isto que o JORNAL DE LEIRIA vai continuar a fazer. Conta para isso com o profissionalismo da sua equipa e com a ajuda dos seus opinadores, parceiros, clientes e leitores, a quem agradeço toda a colaboração e disponibilidade.