Opinião

Micróbios, os nossos maiores aliados

23 set 2023 16:27

Somos total e completamente dependentes dos micróbios que nos habitam. Mas e os outros seres vivos?

Espantem-se, mas não sobrevivemos sem micróbios. A Vida seria impossível sem micróbios. Os primeiros seres vivos a surgirem no nosso planeta. E aqueles que, até que o Sol engula a Terra, nela permanecerão. Mesmo quando a temperatura subir, ou descer, a camada de ozono desaparecer ou se der a inversão do campo magnético, os micróbios sobreviverão a tudo e a todos.

Mas porque é que dependemos deles? Afinal, o que a História nos diz, e tão recentemente confirmámos, é que nos fazem mal, muito mal. Verdade. Mas apenas para a ínfima parte que efetivamente nos causa doença.

A maioria dos microrganismos (ou micróbios) é-nos essencial, em vários aspetos. Começando pelo nosso corpo, sem micróbios a coabitarem-nos não conseguiríamos fazer a digestão, absorver vitaminas (exclusivamente sintetizadas por micróbios, como a B12), ou ter um sistema imunitário competente. Inclusive, até as nossas emoções parecem deles depender.

Tudo a partir do nosso intestino, onde coabitam milhares de milhões de micróbios com cerca de 100 milhões de neurónios. Sim, temos no intestino um segundo sistema nervoso, o entérico. O que, na verdade, não nos deve espantar muito, ou não sentimos já todos aquele típico “friozinho na barriga” perante variadíssimas emoções?

Está já demonstrado que, para além deste sistema nervoso entérico, também o microbiota intestinal (o conjunto de todos os micróbios que habitam o nosso intestino) produz diversas substâncias neuromoduladoras que viajam até ao cérebro e aí regulam o nosso humor, os níveis de stress e até o apetite.

Por tudo isto (e um pouco mais), somos total e completamente dependentes dos micróbios que nos habitam. Mas e os outros seres vivos? Igual. Aqueles que mais a nós se assemelham, é fácil perceber a mesma dependência. Mas também as plantas deles dependem completamente. E os fungos. Todos. Isto porque efetivamente os únicos seres vivos capazes de converter azoto inorgânico em azoto orgânico são os micróbios, especificamente as cianobactérias. E sem azoto orgânico não há Vida.

Todas as moléculas biológicas têm azoto na sua composição ou dele precisam para se formar. Todos os seres vivos precisam de azoto. Os únicos que conseguem extraí-lo dos minerais? Os micróbios, cianobacterianos. Inegável a sua importância basilar para a Árvore da Vida. Por isso, se celebra, e bem, a 17 de setembro, o Dia Internacional do Microrganismo.

Cuidemos, portanto, dos bons que nos habitam, com uma boa alimentação, bom sono, bom exercício. Dos maus? Distância…