Opinião

Médico de Família um Direito Desigual

17 ago 2018 00:00

Durante os últimos vinte e três anos, não faltei um único dia ao trabalho devido a baixa ou outro motivo qualquer.

Dei-me conta disso apenas porque, recentemente, necessitei de aceder ao sistema nacional de saúde (SNS). Foi a confusão burocrática caraterística dos países subdesenvolvidos.

O hospital mandava-me para o centro de saúde e o centro de saúde para o hospital para ser passado o papel da baixa devido a um curto internamento hospitalar. Fiquei também a saber nessa incursão pelo SNS que, há cerca de dez anos, não tenho médico de família pois o que tinha aposentou-se e assim, sem mais, fiquei sem esse benefício e sem esse direito.

Isto é, continuei a pagar ao Estado português os mesmos impostos e a cumprir as mesmas obrigações ao mesmo tempo que vi os meus direitos serem diminuídos sem qualquer justificação nem qualquer explicação por parte do SNS, nem sequer uma carta ou um mail, nada.

A funcionária do centro de saúde, lá me explicou que a culpa era minha porque não fizera nenhum requerimento para que me tivesse sido atribuído outro clínico. Sem grande sucesso na alteração do guião explicativo da senhora, lá fui argumentando que o SNS devia, antes de mais, informar o interessado e proceder à substituição do profissional de saúde, a não ser que o beneficiário, expressamente, pedisse para tal não ser feito.

Desabafei por fim, já com a senhora diligentemente a caminho do gabinete da sua chefia, que por não ir ao sistema, por não consumir recursos e não dar despesa ao Estado, o cidadão é prejudicado.

Por fim, lá resolvi o problema burocrático que me levara ali. Portanto, ao que parece, tal como setecentos mil portugueses, dos quais cento e trinta e seis mil são crianças e jovens, não tenho médico de família.

Felizmente, para mim, não

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ