Opinião

Manuais escolares? Não!

29 jul 2017 00:00

Numa pausa das tarefas domésticas dei comigo a olhar para uma palmeira plantada no jardim à minha frente e deume para a comparar com uma igual que, na mesma altura, eu plantei num dos vasos da minha varanda.

Que diferença! A primeira sem grandes cuidados cresceu livre e está esplendorosa enquanto a minha, apesar dos mimos que lhe dou, está pequenina aprisionada num vaso.

Neste contexto lembrei-me de uma crónica do genial Lobo Antunes onde ele dizia ser um problema de educação a resposta para a pergunta formulada por Alexandre Dumas no seu diário: “Por que motivo há tantas crianças inteligentes e tantos adultos estúpidos?”.

Nessa reflexão afirma Lobo Antunes que em contexto educativo “uma criança criativa é herética e subversiva e claro que isso assusta os professores que exigem aos alunos uma normalização que conduz inevitavelmente à mediocridade que tanto tranquiliza os pais”.

E porque as conversas são como as cerejas, juntei a estas duas (neste caso a conversar de mim para mim) uma terceira: a discussão em torno da reutilização de manuais escolares.

Porquê? Porque considero serem os manuais escolares de adoção obrigatória, novos ou reutilizados, funcionalmente semelhantes ao vaso onde meti a minha palmeira.

Eles são responsáveis por aprisionar as capacidades das crianças dentro de uma normalidade geradora da tal mediocridade referida pelo escritor.

Vejamos: no início do ano os professores subordinam muito da planificação das suas aulas aos conteúdos e à forma como eles são sequenciados no manual escolhido.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

* Professora

Texto escrito de acordo com a nova ortografia