Opinião

Mais vale tarde que nunca

7 set 2017 00:00

É o que se passa em Leiria que, após um período em que as obras de recuperação de edificado no centro da cidade foram pontuais e de impacto relativamente reduzido, assiste agora a um boom que faz renascer a esperança quanto ao seu futuro.

Era uma questão de tempo. Mais cedo ou mais tarde, tinha que acontecer. Bastava olhar para os países mais desenvolvidos por esse mundo fora para perceber que Portugal andou em contra-ciclo enquanto, teimosamente, virou costas aos seus centros históricos e outras zonas centrais das cidades, preferindo as periferias, fosse em bairros tipo dormitório fosse em urbanizações de grandes vivendas.

As consequências são de todos conhecidas, tendo muitas cidades, actualmente, o pior de dois mundos: centros históricos degradados e sem gente e periferias desordenadas urbanisticamente e sem vida própria. Felizmente, como escreveu Luís de Camões, ‘mudam-se os tempos, mudam-se as vontades’, tendo surgido uma nova geração com outra mentalidade e filosofia de vida, bem como muitos estrangeiros, a procurar os centros das cidades para viver.

Como é normal, as empresas de construção e os promotores imobiliários reagiram à nova tendência do mercado, tendo-se virado para zonas que durante muitos anos estiveram esquecidas, primeiro em Lisboa e no Porto, depois noutras cidades, com as gruas a competirem actualmente, lado a lado, com os monumentos mais procurados por um lugar nas fotografias.

É o que se passa em Leiria que, após um período em que as obras de recuperação de edificado no centro da cidade foram pontuais e de impacto relativamente reduzido, assiste agora a um boom que faz renascer a esperança quanto ao se

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ