Opinião

Letras | Acanto

21 mai 2022 20:00

A revista, que mais se assemelha a um livro, dá espaço a poetas mais consagrados tal como a ilustres desconhecidos

O acanto é uma planta típica na região, vegetando sobre o rio Lis, por exemplo. O recorte filigranado das suas folhas tem inspirado artistas, para além de decorar alguns capitéis, é visível também nas talhas douradas de algumas igrejas.

Na crónica deste mês tenho de dar enfâse a esta publicação periódica, que além de ser uma revista de poesia, é uma homenagem aos mentores do projecto poético com berço nos Serões Literários das Cortes, aldeia próxima às nascentes do rio Lis, frequentados por artistas nobres da região e do País, nomeadamente Carlos Lopes Pires, Carlos Fernandes e Luís Vieira da Mota.

Esta iniciativa remonta ao ano de 2015, data em que alguns tertulianos membros deste grupo esboçaram a intenção de criar uma publicação regular. O intuito era interligar gerações e estilos, sem esquecer o património cultural e académico, mas iniciando o espaço para novos poetas e novas plataformas de divulgação, a Acanto surge no ano 2021.

Brotou tanto pela herança dos primeiros referidos mas também pela acção de Maria Celeste Alves, Pedro Jordão e Paulo José Costa. A eles se juntou o consagrado designer leiriense Paulo Fuentez, que com relevante contributo, operou a criação de identidade estética, imagem e grafismo.

A revista, que mais se assemelha a um livro, dá espaço a poetas mais consagrados tal como a ilustres desconhecidos (neste particular também eu tive o honroso ensejo de ver poemas meus lá exibidos).

Encontra-se também a prestação de poetas internacionais, demonstrando a mitigação de distâncias a que a poesia nos permite, encontrando-se pontes e espelhos também pelas diferenças.

Em todos os números podem ler-se recensões críticas, artigos de opinião e apontamentos sobre obras e autores de grande profundidade poética, filosófica e de pensamento.

Uma pequena nota sobre a Ronda Leiria Poetry Festival que no mês passado de Abril celebrou a liberdade e a poesia e onde esta publicação teve o lançamento do seu quinto número. Pode ser adquirido na CM Leiria ou on-line através da acantorevista.pt.