Opinião

Leiria Full Stack City

24 jun 2023 10:26

É imperativo que Leiria adote uma abordagem mais orientada para o exterior, formando parcerias estratégicas com centros de inovação internacionais

Leiria subiu 326 posições no Global Startup Ecosystem Index Report 2023 e é hoje a 5ª cidade no contexto nacional (atrás de Lisboa, Porto, Braga e Coimbra). Esta conquista é o resultado do esforço realizado por empreendedores, startups e outras entidades da região, que procuram constantemente gerar valor económico e social e assim marcar a sua posição no panorama nacional e internacional.

Num mundo cada vez mais competitivo, onde blocos supranacionais (Europa, EUA, China, Índia, etc.), nações e regiões competem entre si, esta notícia é verdadeiramente extraordinária. Mas se estamos a progredir e os resultados são bons, a verdade é que interessa olhar para o futuro.

Leiria necessita de ser mais ambiciosa e desenhar uma estratégia de afirmação global. É importante aumentar a intensidade de I&D, quer das instituições públicas (como o Politécnico de Leiria – onde os doutoramentos poderão ter um papel fundamental), mas também das empresas (o valor de I&D e investimento em inovação na região está abaixo da média nacional e até da região Centro).

É fundamental atrair mais investimento estrangeiro em negócios de elevada intensidade em conhecimento, algo que trará necessários efeitos de arrastamento (neste âmbito Leiria está a ficar em desvantagem face a outras regiões nacionais, que têm atraído centros de I&D de empresas tecnológicas). Além disso, é imperativo que Leiria adote uma abordagem mais orientada para o exterior, formando parcerias estratégicas com centros de inovação internacionais, e assim, permitindo o fluxo de ideias, talento e recursos.

É fundamental olhar para fora e fazer pontes com regiões europeias semelhantes. Leiria, apesar de ser uma cidade de dimensão média, possui o potencial para se transformar numa “cidade full stack” - um ecossistema completo que oferece todas as condições necessárias para o surgimento e crescimento de startups de sucesso. Esta ambição não deve ser vista como um desvio da realidade, mas sim como uma visão que se pretende materializar.

Afinal, é através da nossa capacidade de sonhar e de trabalhar para atingir os nossos sonhos, que alcançamos a excelência. As fundações já estão lançadas, e a subida de Leiria no Global Startup Ecosystem Index é um testemunho disso. Contudo, para a Leiria do futuro, esta não deve ser uma posição de descanso, mas sim uma rampa de lançamento para voos ainda mais altos.

Leiria possui todas as condições para se tornar num polo de atracção de talento e inovação, mas para que isso aconteça é necessário que todos os actores (empresas, comunidade, ensino superior, investidores, startups e incubadora como a Startup Leiria) trabalhem em conjunto na concretização desta visão.

Em suma, se queremos que Leiria seja reconhecida como uma “cidade full stack”, é necessário que continuemos a trabalhar arduamente, que encaremos os desafios e que tenhamos a ousadia de sonhar grande. As bases já estão lançadas – é hora de construir o futuro.