Opinião

Legislativas 2019: Leiria precisa!

16 set 2019 00:00

Sendo umas eleições nacionais, o sistema eleitoral divide-se em círculos distritais, sendo que no caso do distrito de Leiria vamos eleger 10 deputados.

A pouco menos de um mês das eleições legislativas, a 6 de Outubro, aflige a indiferença com que a maioria dos eleitores olha para este importante acto eleitoral que, como qualquer outro, decide o futuro colectivo para os próximos quatro anos!

Por isso, o desafio mais importante da maioria dos Partidos é conseguir mobilizar o eleitorado, para que não fique em casa e que se possam contrariar os níveis preocupantes que a abstenção tem vindo a registar, em qualquer dos actos eleitorais, embora mais em europeias e menos em autárquicas, ficando pelo meio as legislativas e presidenciais.

Sendo umas eleições nacionais, o sistema eleitoral divide-se em círculos distritais, sendo que no caso do distrito de Leiria vamos eleger 10 deputados.

Antes de vos dar algumas notas sobre o processo político em Leiria, saliento, mais uma vez, a urgência numa verdadeira reforma do sistema político e partidário, por forma a inverter a tendência para o afastamento das pessoas dos partidos e da política, exigindo-se, por isso, o início da discussão sobre a alteração do actual modelo para círculos uninominais.

Para que não seja necessário “reclamar” que todos os candidatos sejam oriundos do Distrito de Leiria nem deixar nas mãos das direcções nacionais a decisão final daquilo que se entende ser o melhor, em determinado momento, para o respectivo distrito.

No entanto, ultrapassada esta fase, concretizada que está a entrega e aceitação das listas, devemos concentrar a nossa atenção nas equipas e nas propostas que, entendemos, possam servir melhor o nosso distrito, apesar do carácter nacional de qualquer deputado à Assembleia da República.

No nosso distrito lá vamos assistindo a mais uns números políticos, que nada contribuem para a credibilização da classe política, como foi a realização de um jantar de homenagem ao presidente da Câmara de Leiria que, afinal, ainda não se foi embora, pois parece que só suspendeu o mandato e portanto com possibilidade de regressar após o acto eleitoral…

Aceitando a vontade de r

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ