Opinião

Incremental/ Fracturante

29 mar 2019 00:00

Por exemplo, a Gillete com cinco lâminas é uma inovação face à de quatro lâminas, mesmo que sejam basicamente o mesmo produto.

Há dois pensamentos que caracterizam os pólos de pensamento criativo. São a inovação incremental e a inovação fracturante.

O pensamento incremental envolve normalmente a evolução de um conceito anterior por via do incremento de uma funcionalidade ou característica nova.

Por exemplo, a Gillete com cinco lâminas é uma inovação face à de quatro lâminas, mesmo que sejam basicamente o mesmo produto.

Este tipo de estratégia de inovação surge sobretudo como forma de potenciar vendas, criando um momento de comunicação novo. São normalmente a aposta segura de quem não arrisca, mas que também não gera nem procura marca pela diferença.

Por outro lado, o pensamento fracturante implica um corte com o dogma vigente. Havendo naturalmente uma avaliação graduada, são estes movimentos que impelem a mudança profunda. No campo da invenção pode dar-se o exemplo do Iphone, da Apple.

São produtos muitas vezes revolucionários, que criam as suas próprias regras impondo a sua identidade.

Apesar disso sofrem do facto de, não havendo referencial à data destas invenções, produtos, o seu sucesso tornar-se difícil de prever, sendo resultado da visão e responsabilidade dos autores a força motriz para que sejam lançados/implementados.

Porém, estes dois casos servem sobretudo como exemplo dos dois extremos, uma vez que é no meio que se encontra a virtude.

Seja porque a inovaç&a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ