Opinião

Hospital de Leiria - sem rei nem Roque

14 mar 2019 00:00

Mascarar uma doença é algo que nenhum médico recomendaria.

Antes de mais, cumpre-me deixar claro que duvido que o descalabro no hospital de Leiria pudesse ter sido evitado por esta Administração ou por outra qualquer.

Na verdade, sucessivas decisões, como a de aumentar a área de abrangência, de duzentas e cinquenta mil para quatrocentas mil pessoas, sem reforço de meios, é cometer um atentado à saúde de todos nós.

Dito isto, importa também dizer, sem subserviências ou medo, que a atual Administração bem podia ter evitado o triste espetáculo com que tem brindado os leirienses.

Já o escrevi e reitero que andar anos e anos a “vender” o hospital como um paraíso, que rendeu ao presidente do Conselho de Administração (C.A) “todas as medalhas, medalhinhas e louvores” serviu, para além da evidente e indesmentível promoção pessoal do mesmo, para que a realidade fosse camuflada.

Mascarar uma doença é algo que nenhum médico recomendaria.

Até acredito que o Hospital de Leiria tenha sido, historicamente, tratado como o parente pobre relativamente aos hospitais das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e ao Hospital da Universidade de Coimbra, o que não concebo é que se tenha feito tanta propaganda em vez de se ter denunciado e combatido, pública e ferozmente, essa triste realidade.

Pois isso seria muito corajoso mas, nesse caso, não haveria catorze anos de manutenção do cargo.

A atual Administração conseguiu, através de uma hábil e permanente campanha de marketing, dar, de tal forma, a ideia de ser insubstituível que tornou reféns os poderes locais e nacionais.

Se era tudo tão bom por que é que os governos haveriam de dar mais meios, mudar a Administração ou o que quer que fosse?

Já é a terceira vez que o presidente do conselho de administração ameaç

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ