Opinião

Há um Ano Novo!

4 jan 2018 00:00

O Ano Novo é uma altura tão boa como qualquer outra no que diz respeito a tomadas de decisão, mas é um facto que um começo à escala planetária fornece um incentivo acrescido que ajudará a levar por diante algum outro começo no universo de cada um.

Façam-se todas as promessas mais honestas, tomem-se as mais sólidas e ponderadas decisões, encha-se o peito de coragem para a mais ansiada mudança mas, antes de tudo, mudemos nós a forma de nos olharmos.

O Ano Novo é uma altura tão boa como qualquer outra no que diz respeito a tomadas de decisão, mas é um facto que um começo à escala planetária fornece um incentivo acrescido que ajudará a levar por diante algum outro começo no universo de cada um, e que um dia marcado para dar início a uma alteração importante concita forças e dá uma espécie de ordem de comando que ajudam ao passo, geralmente grande, que se quer dar.

Mas não é a decisão raciocinada, nem o dia que elegemos como ponto de partida, nem tão pouco a verbalização urbi et orbi que por vezes proferimos como motor auxiliar de arranque, que nos irão ajudar. A ajuda virá apenas de nós.

Num qualquer dia do ano e, seguramente, no maior dos silêncios. Porque nenhum processo de mudança se inicia senão com um mergulho em nós, e implica reconhecermo-nos tal como somos, enfrentando a frio que não somos como queremos, em algum, ou em múltiplos aspectos.

E o processo continua descobrindo qual a parte da nossa forma de ser e de estar que não está a funcionar como precisamos; entendendo a atitude errada que nos possa estar a prender ao chão; admitindo o juízo viciado com que por vezes olhamos a vida, dela querendo o que não faz

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ