Opinião

Fim de ciclo

7 fev 2022 15:45

Os dez concertos do ciclo deram origem a trabalhos de fotografia, escultura, pintura, instalação, produção literária, ensaios, colagem digital e colagem analógica

O lançamento de um livro e uma exposição colectiva vão marcar o fim da primeira edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, evento que decorreu entre Maio e Novembro de 2021, com organização da Fade In – Associação de Acção Cultural, e com o apoio do Município.

A exposição, que será inaugurada no dia 19 de Fevereiro e que estará patente até finais de Março nas instalações do Centro Cívico e na sede da Leiria Cidade Criativa da Música UNESCO, reúne os dez trabalhos resultantes do desafio que a Fade In fez a dez artistas de várias áreas, para materializarem numa obra de arte a vivência do respectivo concerto para o qual foram convidados a assistir.

Relembro que o Ciclo de Música Exploratória Portuguesa passou pela Igreja da Pena, Igreja de São Pedro, Igreja da Misericórdia, Museu de Leiria e Teatro Miguel Franco, contando com as actuações de Calhau! (que teve na plateia Pedro Trindade), Vítor Joaquim (Vilma Serrano), Osso Exótico (Pedro Miguel), Joana Guerra (Sílvia Patrício), Ensemble Decadente (Simão Matos), Telectu (João Pombeiro), Sei Miguel Trio (Paulo Kellerman), João Vairinhos (António Palmeira), Löbo (Gui Garrido) e HHY & The Macumbas (João Siopa).

No dia de inauguração da exposição será também lançado um livro com cerca de 150 páginas, limitado a 75 exemplares, que reúne fotos de Ana Veloso e Luís Lacerda registadas durante as actuações, textos que foram produzidos durante o ciclo, e ainda testemunhos sobre o pensamento, o processo criativo e as sensações que os autores das obras que vão estar expostas tiveram durante os concertos, durante a fase de preparação de cada obra, e durante a sua respectiva execução.

Os dez concertos do ciclo deram origem a trabalhos de fotografia, escultura, pintura, instalação, produção literária, ensaios, colagem digital e colagem analógica. O livro terá por título Ciclo de Música Exploratória Portuguesa - 10 Artistas Emissores. 10 Artistas Recetores.

A exposição terá o mesmo nome.

Finalizo lembrando que a Fade In dedicou em exclusivo a sua programação de 2021 à primeira edição deste ciclo, como forma de celebrar as duas décadas de actividade ininterrupta do Fadeinfestival, o seu projecto de maior longevidade, versatilidade e adaptabilidade.