Opinião

Evarest Americano

12 nov 2020 11:15

"Quanto mais árdua é a escalada desta montanha, mais bela é amplitude das suas paisagens."

É a montanha mais difícil de escalar.


Irremediavelmente traiçoeira, cria tamanhas miragens no coração dos homens, que a meio caminho do topo já ninguém distingue a verdade da ilusão. Os trilhos que
parecem subir, descem, e os que parecem descer, caem a pique. O cimo, cada vez mais distante, vislumbra-se, mas nunca se alcança.

A cada novo passo, irrompe uma nova ameaça. Quem avança, cai. Quem hesita, cai. Quem recua, cai. Pode-se tentar ponderar, planear, persistir. Ainda assim caem. E caíram aos milhões.


Ninguém sabe porque a escala, mas assim que a vêm sabem que nunca poderão deixar de o fazer. Uma vontade desmesurada de ultrapassar as adversidades germina no espírito de cada um, finca raízes no sopé enegrecido desta montanha e medra, cresce, agiganta-se. Sorve vorazmente a esperança que o sol lá do alto distribui, impulsionando todas as aspirações em direcção ao cume ambicionado.


Escalam pelas suas vidas. Impelindo os seus corpos pelas paredes íngremes e escarpadas, vencem o medo, derrubam a dúvida, desmascaram a farsa.

Ricardo Graça

 


Encardidos, esfarrapados, escoriados. As mãos ensanguentadas, os dedos esfolados, as unhas lascadas. Os músculos contraídos em espasmos de dor. As veias latejando do esforço e da fadiga. Exaustos, doridos, quebrados.


No derradeiro fôlego, alcançamos o topo.


De imediato, somos varridos pela brisa, e a luz, que antes rompia a custo a opacidade dos nevoeiros, sobra em abundância. A frescura do ar refresca-nos o rosto e a alma, e a densidade da luz aquece-nos a mente e o corpo. Somos abraçados pela mais pura beleza e a suavidade do desembaraço aconchega-nos.


Acostumada à claridade, a tua vista alarga-se. Alcanças agora todas as coisas, das tuas mãos magoadas, até à doçura do infinito. Todo o mundo num olhar. Pára, tens tempo. Contempla o que te rodeia.


A paisagem que é a tua vida é maravilhosa.


A montanha de mentiras foi criada para te iludir, não para te persuadir.


Pode ser difícil e perigosa de escalar. Mas quanto mais árdua é a escalada desta montanha, mais bela é amplitude das suas paisagens.