Opinião

Etnografia mundial em Leiria

11 nov 2023 11:12

O Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana é um marco no âmbito da sua especialidade

Leiria receberá o XXVII Congresso Internacional de Antropologia IberoAmericana e as III Jornadas Internacionais de Etnografia nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2023, no Teatro Miguel Franco e terá o BAG – Banco das Artes Galeria e o CDIL – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria como salas incorporadas.

O Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana é um marco no âmbito da sua especialidade, reunindo profissionais de áreas tão diversas como conexas, que são a sociologia, a história, a filosofia, a comunicação, a economia, a política, a literatura e muitas outras. Ao longo dos anos, este Congresso juntou centenas de professores e pesquisadores de diversos continentes.

Nesta XXVII edição, o Congresso Internacional de Antropologia Ibero-Americana terá lugar em Leiria, com os temas: “Etnografia, Cultura e Património”. Será em simultâneo com as “III Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria” que em dois anos conseguiram ser uma referência internacional na respetiva temática.

A sinergia entre os dois eventos demonstrará a actualidade dos temas antropológicos num espírito multidisciplinar, de agregação e integrado à contemporaneidade. Leiria irá acolher 104 oradores de 12 países, entre os quais ilustres académicos e os magníficos Reitores da Universidade de Salamanca (Espanha), Boyacá (Colômbia) e Chiapas (México).

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Leiria, pela Universidade de Salamanca e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil), em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, entre outras instituições nacionais e internacionais. A direcção do Congresso, em Portugal, está a cargo de Angel Espina Barrio (Universidade de Salamanca), Luiz Nilton Corrêa (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina) e Adélio Amaro (Centro do Património da Estremadura).

Os interessados em participar podem fazer a respectiva inscrição gratuita no site https://www.ciai2023.org ou através do e-mail jieleiria@gmail.com.