Opinião

Economia igual a desenvolvimento?

3 out 2017 00:00

Será a impressionante economia chinesa sinal de desenvolvimento?

Fevereiro de 2011 fica para a história da economia mundial como o momento em que se ficou a saber que a economia chinesa é a segunda maior do mundo. O produto interno bruto (PIB) da China foi o segundo maior do mundo em 2010, cerca de 5,877 biliões (milhões de milhões) de dólares no ano passado contra os 5,474,2 milhões de milhões de dólares do PIB Japonês que era a segunda economia mundial desde 1968.

O PIB chinês cresceu 10,3% no passado ano e o Japão cresceu 3,9% em 2010. Importa salientar que se o PIB chinês continuar a crescer a este ritmo em 2020 será a maior economia do mundo em paridade do poder de compra, relegando os Estados Unidos para a segunda posição.Segundo os dados da consultora PWC, em 2030 também a Índia terá, em paridade do poder de compra, uma economia maior do que a norte-americana.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ