Opinião

Devoção

18 jul 2019 00:00

O corpo fica ávido de repousos. A alma incita ao mergulho na transparência dos horizontes. E o ritmo do estio abranda as ideias e os seus planos.

Há no Verão uma gramática distinta. E ler no corpo dessa época é uma equação singular, uma arte que nos convoca a decifrar a alquimia do pensamento.

O tempo largo, a brisa amena e a luz desanuviada, convidam ao desprendimento e à fuga das coisas rotineiras que nos embargam os sentidos. O corpo fica ávido de repousos. A alma incita ao mergulho na transparência dos horizontes. E o ritmo do estio abranda as ideias e os seus planos.

O Verão é o palco onde todos revivemos as lembranças da infância. As suas tardes sem término, impregnadas de aromas e paladares inconfessáveis. Aproveitar a atmosfera morna das tardes emergindo-nos nas páginas de um livro é sempre um vislumbre que nos apodera e coage à fruição.

O envio do olhar às minúcias dos vocábulos impressos em papel é um gesto merecido, prazer e folgo que se enreda ao universo em que nos recentramos. O acto livre de ler inscreve-nos num renovado espaço e tempo interiores, propondo usos imóveis ao corpo por via da imaginação.

Uma história, um conto ou um conjunto de poemas devolvem-nos o indispensável, pondo-nos em contacto com o essencial, levando-nos a reflectir que somos transformados num qualquer personagem, viandante de nós mesmos, convidando-nos a enfrentar a realidade “cara a cara”, re-descobrindo que jamais seremos felizes sozinhos e sem o legado da memória e das suas ramificações, assentes no presente e ancorados no futuro.

Será sempre suprema a capacidade de pensar o mundo que em nós habita por intermédio dos escritos que le

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ