Opinião

Design deliberado

17 jan 2019 00:00

Apesar de haver consequências predeterminadas, um abre caricas serve para abrir cápsulas e foi com esse desígnio que foi desenhado, há porém consequências indeterminadas, ou imprevisíveis, tanto ao nível semiótico como ao nível funcional.

Construir algo é um acto deliberado. Surge de uma reflexão sobre um determinado contexto/problema e parte para uma tomada de decisão com um objectivo definido em mente. Isto é, um acto deliberado é uma acção consciente. Consciente das suas consequências.

O processo criativo do design é deliberado, resultando de um conjunto de decisões informadas que procuram projectar uma determinada proposta, sendo esta, por exemplo, um objecto utilitário ou uma sinalética para um espaço público. Esta proposta é deliberada e deverá ser consciente das suas consequências.

Apesar de haver consequências predeterminadas, um abre caricas serve para abrir cápsulas e foi com esse desígnio que foi desenhado, há porém consequências indeterminadas, ou imprevisíveis, tanto ao nível semiótico como ao nível funcional. Ou seja, um abre cápsulas pode ser percepcionado como um símbolo de desperdício material ou um isqueiro pode servir a mesma função de um abre cápsulas, se manejado como tal.

Há, assim, muitos aspectos destas tomadas de acção que não são controláveis e obedecem a dinâmicas culturais orgânicas, já que todas as acções têm consequências, imprevisíveis. A nossa necessidade de controlo é por isso infrutífe

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ