Opinião

Danças tradicionais: uma viagem histórica e espiritual

29 mar 2018 00:00

As danças do mundo entraram na minha vida em 2006, primeiro através de nomes como Bourrée e sonoridades como as dos Dazkarieh, pouco depois pelas rodas e linhas, passos e rodopios das próprias danças.

Ainda recordo o primeiro baile a que fui. Não sei precisar a primeira dança nem a última, nem a banda que tocava, mas tenho presente a alegria de ter descoberto algo que me permitia viajar sem sair do mesmo lugar.

Recordo sons, pessoas, algumas gargalhadas, recordo-me de “embirrar” com algumas danças. Essa primeira vez despertou não só o meu interesse como também a minha curiosidade sobre a origem das danças. Doze anos passados desde essa primeira experiência e continuo a descobrir o imenso mundo das danças tradicionais.

Em cada dança é possível aprender um pouco mais sobre a história do país, a época da dança, a sociedade e sobre nós próprios. Aprendemos a distinguir as sonoridades de cada nacionalidade, as nuances desta em cada dança.

Quando danço gosto de ser transportada para todas essas particularidades, para a elegância dos países nórdicos, para energia de países junto ao mediterrâneo, para as influências do ballet ou das danças de salão nas danças israelitas, ou para as trocas de olhares, os toques de mão, o cortejar das danças medievais.

As ligações que se criam em cada dança com as outras pessoas são inexplicáveis. Por vezes sentimo-nos um só com alguém que nunca vimos, outras vezes nervosos por dançar com alguém conhecido ou pode ser a dança mais divertida de sempre. Criam-se amizades de minutos e amizades em minutos, apaixonamo-nos e perdoamos em simples danças.

São todos estes sentimentos que influenciam as minhas preferências de danças, de países de origem delas. Que me incentivam a procurar a história de cada dança que aprendo e que ensino, perceber as palavras que compõem as músicas, as emoções por trás de cada movimento.

As danças tradicionais são, assim, uma viagem que a alma faz através dos movimentos e dos sons.

*responsável do projecto Danças de Segunda