Opinião

Dança Criativa

14 fev 2019 00:00

Acrescente-se depois uma intenção de verdadeiro mergulho em si, uma vontade de descoberta e exploração de sensações e percepções, e uma necessidade de construção de movimento com significado que as traduza.

Sentir. Pensar. Exprimir. Criar. Desde que o preâmbulo assente totalmente na certeza de que cada um pode e deve fazer diferente porque assim o dita a sua individualidade, são estes os ingredientes necessários para que a Dança Criativa aconteça.

Acrescente-se depois uma intenção de verdadeiro mergulho em si, uma vontade de descoberta e exploração de sensações e percepções, e uma necessidade de construção de movimento com significado que as traduza.

Importando apenas que esse movimento seja o que cada corpo produz na sua muito particular e livre relação com o espaço e com a gravidade, e em total respeito pelo tempo e pelo modo como lhe apraz mover-se.

Sem regras, e sem mais aprendizagens técnicas do que as eventualmente julgadas necessárias por cada indivíduo para uma mais livre e profícua condução do corpo, valoriza-se a diferença física, a envolvência emocional, a experiência de vida, e a visão do mundo que tornarão o movimento/dança numa secreta narrativa pessoal.

Desse modo, a apreciação estética da criação que aí nasça irá estabelecer-se na naturalidade e por isso na beleza particular de cada corpo “impreparado” e “vulgar”, reaproximando a necessidade de criação de movimento, da sua efectiva possibilidade, tantas vezes considerada inalcançável pelo comum dos mortais.

Em Dança Criativa cada movimento é feito sem modelo técnico, cada gesto é produzido de forma única, e cada intenção é pessoal e intransmissível, mesmo quando incluída num trabalho colectivo, e pese embo

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ