Opinião

CULTURA, UNIVER(CIDADE) E (DES)ENVOLVIMENTO – XVI

20 dez 2016 00:00

A ESECS promove a 4.ª conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social a 7 de janeiro de 2017.

A ESECS, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, através do seu Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social (MMIIS), das licenciaturas em Educação Social, e em Serviço Social, do seu centro de investigação acreditado na FCT, CICS.NOVA.IPLeiria e da Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural (RESMI), promove, no dia 7 de janeiro de 2017, a sua IV Conferência Mediação Intercultural e Intervenção Social, desta feita dedicada ao tema “Da Mediação Intercultural à Mediação Comunitária”.


Como vem sendo hábito, a conferência integra oradores do IPLeiria e especialistas nacionais e internacionais que desenvolvem investigação sobre a temática. As comunicações e debates têm sido publicados em livros nacionais, tendo o último sido publicado pelas Edições Afrontamento, do Porto, em 2016, e em artigos internacionais em revistas e congressos da especialidade.

Nesta 4.ª conferência, a organização pretende envolver no debate sobre a intervenção social e a interculturalidade, as câmaras municipais para discutir as suas práticas e políticas de inclusão/integração social.

Uma vez que a Mediação Comunitária é o expoente máximo da Mediação Intercultural, estarão presentes os representantes das câmaras municipais de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pombal, para partilhar e discutir sucessos e insucessos do trabalho social em rede com as populações mais fragilizadas e com o acolhimento de imigrantes e minorias étnicas, entre outras.

Em termos de investigação, a ESECS acolherá o doutor Luís Baptista, professor catedrático da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e coordenador dum Centro de Investigação em rede, o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), classificado com Muito Bom pela FCT, e que engloba, entre outros núcleos, o CICS.NOVA.IPLeiria, que se desenvolveu a partir do CIID-IPLeiria (Centro de Investigação Identidades e Diversidades) e que terá também presente o seu coordenador, o professor doutor José Carlos Marques, uma referência nacional e internacional no estudo das migrações.

Será uma oportunidade, também, para o MMIIS e o CICS.NOVA.IPLeiria apresentarem à “comunidade” académica algumas das recentes investigações realizadas no âmbito do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social.

Assim, teremos, também, a apresentação e discussão das seguintes problemáticas de investigação: Mediação (re)Construtora de Projetos de vida, pela mestre Cátia Matias; Da Mediação Intercultural num GAAF, pela mestre Patrícia Simões; A Mediação e a Violência Doméstica: do trabalho social com os agressores, pela mestre Sandra Ribeiro; e Intervenção Social com Famílias de Afeto nas Casas de Acolhimento para Crianças/Jovens em Perigo, pela mestre Sónia Santos.

Eis uma oportunidade para levar a cidade à universidade e empoderar o debate entre a população, os autarcas, os investigadores, os professores e seus estudantes.
Sejam bem-vindos!

*Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria
Professor Coordenador Principal ESECS-IPLeiria e CICS.NOVA.IPLeiria