Opinião

CULTURA, UNIVER(CIDADE) E (DES)ENVOLVIMENTO - IX

2 nov 2016 00:00

A construção da cidade universitária de Leiria no morro do Lena

No dia 19 de outubro de 2016 apontei aqui algumas ideias práticas para fazer o marketing e materializar a própria ideia da cidade universitária de Leiria, ligando com estradas e viadutos os campi (campus 1: ESECS; campus 2: ESTG e ESSLei; e serviços centrais do IPL) de Leiria.

E isto, a par de nomear (dar o nome, como me ensinou um dos meus mestres, Pierre Bourdieu, só dá o nome quem tem poder para o fazer). Penso que, independentemente da vontade do Ministro da Ciência e Tecnologia (MCTES), o IPL tem poder para dar o nome aos seus campi) os campi das Caldas da Rainha, de Peniche e da Marinha Grande, cada um per se, de campus universitário das Caldas da Rainha; campus universitário de Peniche, campus universitário da Marinha Grande.

Hoje recordo e deixo, aqui, para os leitores, o dia em que a Assembleia de Representantes da ESECS discutiu, no ano de 1999, a venda do seu campus (campus 1) à Câmara Municipal ou a outro interessado, reconhecendo que seria uma mais-valia construir um novo edifício, de raiz, para a ESEL, transformada, com os novos estatutos, em ESECS, junto da ESTG.

A história havia de enveredar por outra trajetória e quem construiu um novo edifício foi a Escola de Enfermagem, transformada em Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei), junto à ESTG.

A ESECS acabou por construir um novo edifício, com novas salas e um novo auditório, agora para 250 pessoas, ao lado do primeiro, cujo auditório tem uma capacidade para cerca de 100 pessoas.

Talvez tivesse sido melhor, mesmo, a concentração dos edifícios do ensino superior de Leiria na natural cidade universitária, com vantagens para o trabalho em rede de bibliotecas, auditórios, espaços desportivos e outros.

Mas nada está perdido. Querer é poder. Estamos sempre a tempo de avaliar da procura e interesse da CMLeiria, da Segurança Social ou, mesmo, de outros investidores como forma de concentrar estudantes, funcionários e vida académica, cultural e desportiva na cidade universitária de Leiria.

"É MELHOR MERECER AS HONRAS SEM RECEBÊ-LAS DO QUE RECEBÊ-LAS SEM MERECÊ-LAS." (Mark Twain)

*Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria
Professor Coordenador Principal ESECS-IPLeirIa e CICS.NOVA.IPLeiria