Opinião

Comunidade e relevância

26 jul 2018 00:00

Existem vários tipos de comunidade, distinguidos sobretudo por localização, identidade e duração temporal.

As comunidades são grupos sociais que têm algo em comum, como valores, identidade ou normas, e que muitas vezes partilham um espaço, de forma permanente ou temporária, sendo que esta partilha de intenções, necessidades ou riscos afecta a identidade dos participantes e o seu grau de coesão.

Existem vários tipos de comunidade, distinguidos sobretudo por localização, identidade e duração temporal. Ou seja, podemos ter comunidades de bairros, comunidades de determinadas crenças religiosas ou uma comunidade efémera, de pessoas que estão juntas umas horas durante uma experiência, como um concerto, um evento ou simplesmente a relaxar na praia.

Diria que um ponto comum das comunidades é surgirem de algo que seja relevante aos membros, seja um local, um conjunto de valores culturais ou um espaço de tempo. Esta relevância surge de algo que esteja ligado ao momento do agora e que seja vantajoso para alguma das partes. As comunidades geram-se em torno daquilo que é relevante para os membros.

Posto isto, há algumas estratégias para ampliar a relevância de circunstâncias sociais, sobretudo tendo em conta os diferentes contextos para os quais se procuram criar ou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ