Opinião

Cinema e TV | The Creator, do realizador de Rogue One

11 nov 2023 10:55

A música, efeitos sonoros, fotografia, e, sobretudo a montagem, dão um filme bem sólido e forte

The Creator é um filme de Gareth Edwards, um realizador inglês que começou por utilizar diversas técnicas de efeitos visuais de filmes de outros realizadores. Começou bem enquanto independente e deu um dos maiores saltos da sua carreira com Rogue One, do mundo de Star Wars.

Sendo fã do seu trabalho, especialmente de Rogue One pela sua narrativa, realização e efeitos visuais, não podia deixar de ver The Creator. Se gostou de Rogue One, sendo uma história fora das personagens mais conhecidas de Star Wars, vai gostar deste.

A sua linha narrativa começa a ser mais evidente depois deste filme e, na minha opinião, está dividida por três pontos: conflito da humanidade, mecânico e/ou robô e reencontro final.

Parece sinistro, mas Rogue One e The Creator têm muitas semelhanças nesses pontos.

Passo a explicar: “Conflito da humanidade” - enquanto Rogue One foca no risco de uma arma como Estrela da Morte que pode destruir a humanidade / planeta, em The Creator, a humanidade também está em risco com uma arma também criada pelo Homem de evitar robôs e humanos unidos. “Mecânico e/ou robô” - o ponto central para Gareth Edwards será algo ligado à ficção científica e para isso temos ou a Estrela da Morte em Rogue One ou uma criança robô em The Creator. Ambos muito importantes para o foco da narrativa. “Reencontro final” - personagens queridas do filme voltam sempre a reencontrar-se, mesmo que o mundo acabe. Um final emocionante para veres sempre com alguém ao teu lado.

A narrativa não é super criativa, mas o mundo é interessante, bem interessante. Algo como Neill Blomkamp faz com as suas curtas-metragens. Tanto pode surpreender para alguns, em algumas ocasiões, como pode ser óbvio. Mas a música, efeitos sonoros, fotografia, e, sobretudo a montagem, dão um filme bem sólido e forte.

Em suma, se puder vá ao cinema porque não precisa ser fã de ficção científica. Há muitas partes técnicas que merecem ser apreciadas em ecrã de cinema. Deixe-se levar com esta narrativa bem realizada pelo Gareth Edwards.