Opinião

Cinema e TV | Oppenheimer

18 ago 2023 09:00

Cillian Murphy é, para mim, uma clara aposta para um Óscar

Christopher Nolan tornou atraente a história de um homem complexo. Através do seu filme, somos transportados para a vida e época de J. Robert Oppenheimer. Ao longo do filme, há saltos temporais que lhe conferem várias camadas, tornando-o denso.

A música é bastante bem utilizada, quer pelas linhas melódicas nos momentos mais emocionais e desconfortantes, como também pelos motivos rítmicos utilizados, por exemplo, na contagem do tempo. No entanto, achei um pouco exagerada a sua utilização em diálogos, quase como uma solução da longa duração do filme. Ainda assim, a composição musical está bastante apropriada ao ambiente transmitido pelo filme. Aos poucos, vamos conhecendo o estilo de Ludwig Göransson, o nosso Mandalorian da música.

Daquilo que vimos até agora, Cillian Murphy é, para mim, uma clara aposta para um Óscar, não só pelo filme em questão, como por outras personagens que interpretou. Muitos filmes como Sunshine e 28 Days Later (numa coleção de DVD de Danny Boyle) marcaram a minha juventude, o que acabou por influenciar o meu particular gosto por este ator. A sua carreira escalou com Peaky Blinders, levando-o ao protagonismo que merece.

Destaco também Florence Pugh. Conheci esta atriz em Midsommar, onde interpretou uma personagem arrojada, tal como em Oppenheimer (ainda que sendo personagens bastante distintas). Leva-me desta forma a concluir que ainda vamos ouvir falar bastante de Florence Pugh.

A cinematografia do filme é bastante dura e simples. A utilização de pausas onde só se ouve respiração é um ponto forte do filme, como foi exemplo a cena do teste Trinity. Na minha opinião, esta cena representa a fragilidade e pequenez humana relativamente ao caos e à destruição, provocando medo e ansiedade (retratado nas respirações).

Este filme, envolvente e intenso, representa o cinema no seu melhor.

Aproveito para confessar que as cenas de Albert Einstein foram, para mim, das mais emotivas do filme.