Opinião

Cinema e TV | “Men”, Alex Garland e os homens

15 set 2023 08:53

É de longe um dos filmes mais bonitos de Alex Garland. Há inúmeras cenas poéticas, e assustadoras, com bastante profundidade na história

Men é um filme de 2022 de Alex Garland, que conta com a participação de Jessie Buckley, Rony Kinnear e Paapa Essiedu.

A representação dos actores é brilhante. Jessie Buckley tem participado em muitos filmes indie e é de louvar o seu potencial. Também gostei bastante da sua participação em I'm Thinking of Ending Things, de Charlie Kaufman. Rory Kinnear é excelente com a fusão de papéis que desempenha e este filme foi excelente para conhecê-lo melhor. Paapa Essiedu esteve igualmente bem.

É de longe um dos filmes mais bonitos de Alex Garland - atrás de Annihilation. Há inúmeras cenas poéticas, e assustadoras, com bastante profundidade na história. O uso da banda sonora e efeitos sonoros foram bem utilizados dentro de todo o sinistro e, em certos momentos, quase parecia uma performance contemporânea, fazendo-nos transportar pelo som do coro.

A metáfora do filme é clara, embora haja muitas maneiras diferentes de interpretar o filme - enredo, caracterizações, desfecho, etc. A permissa é mergulhar nesta viagem de uma mulher que luta pelos seus demónios que tortura ao longo do tempo. Demónios estes que surgiram de uma pós-relação agressiva e conflituosa com o seu ex-namorado.

Não será um filme de família, mas um filme para ver numa noite sozinho ou com alguém próximo de si.

É um filme para quem gosta também de Ex Machina. Confesso que entrei no filme com algumas expectativas, e não me desiludiu.