Opinião

Cinema | Desta é que é!

28 jun 2020 20:00

Exactamente quatro meses depois da data inicialmente prevista o Leiria Film Fest acontece finalmente de 9 a 12 de Julho.

Num formato totalmente diferente do que nos temos habituado todos estes anos, mas também de certa forma inovador, o festival chega-nos num misto de digital e físico.

O programa inicialmente divulgado em Março sofre algumas alterações, mas, de um modo geral, até se pode dizer que está mais rico e acessível.
Chegam-nos pela primeira vez conversas com profissionais da área, uma sobre escrita para cinema com o argumentista e realizador Luís Campos, e outra sobre direção de actores com o actor Tobias Monteiro. Estas conversas acontecem dias 9 e 10 Julho, pelas 19h via Instagram do festival.

Ainda nos mesmos dias 9 e 10 de Julho, às 21h e 22h chegam-nos as sessões competitivas online, via Facebook, disponíveis para todo o mundo. É certo que não é a mesma coisa que uma experiência em sala, mas conseguimos assim levar cinema a todos os continentes e a todas as pessoas, que anualmente, por alguma impossibilidade, não conseguem estar presentes em Leiria para assistir ao festival.

No Sábado, dia 11, há sessão de filmes de estudantes do Politécnico de Leiria às 17h, e às 18h a Leitura de Palmarés com o anúncio dos vencedores em cada categoria, tudo online via Facebook.

Já à noite, pelas 21h, e desta vez no Teatro Miguel Franco, haverá a exibição dos filmes vencedores para o público leiriense, sempre com as medidas de segurança e distanciamento social impostas pela DGS.

O mesmo acontece no dia seguinte, dia 12, pelas 17h no Auditório Municipal da Batalha, mas desta vez com uma sessão de filmes sobre Inclusão.

O festival termina no online, via Facebook, às 21h e 22h com filmes do Planos Film Fest (festival de Tomar), e filmes da distribuidora Agência com curadoria de Edgar Pêra.

De salientar que todas as sessões online via Facebook ficam disponíveis durante 24 horas, para que quem não tenha disponibilidade ou o conforto necessário à hora marcada, o consiga fazer nas horas seguintes.

Sabemos que não é a melhor solução, nem a solução que queríamos, mas é a possível neste momento, e deixa-nos bastante orgulhosos conseguir pô-la de pé, depois de todas as dificuldades que passamos e de todos os momentos em que “desistir” parecia sempre o caminho mais fácil.

Obrigado a todos e espero ver-vos digitalmente a invadir as nossas redes sociais, é só procurar por Leiria Film Fest.