Opinião

Cinema e TV | A Queda de Ruby Franke

15 ago 2025 08:41

Há muito que não via algo tão perturbador e, infelizmente, tão atual

Hoje trago algo diferente do habitual: uma série documental de três episódios disponível na Disney Plus: Devil in the Family: The Fall of Ruby Franke. Há muito que não via algo tão perturbador e, infelizmente, tão atual. É um retrato cru e inquietante de como o transtorno emocional, o controlo, a manipulação e a obsessão pelas redes sociais e pela religião podem escalar até ao impensável.

A realização e a montagem são exemplarmente conduzidas, criando um crescendo de tensão que, por vezes, roça o terror psicológico. O mais inquietante é que tudo o que vemos não é fruto da ficção: prova, de forma implacável, que a maior ameaça ao ser humano continua a ser o próprio ser humano - até mesmo para aqueles que lhe estão mais próximos.

O documentário levanta, sem rodeios, uma questão essencial: a importância da saúde mental e a necessidade urgente de tratarmos o tema sem vergonha ou estigma. É um lembrete de que qualquer um de nós pode ser afetado, direta ou indiretamente.

Apesar de existirem várias produções semelhantes no streaming, esta distingue-se pela clareza narrativa e pelo impacto emocional que provoca.

Sem entrar em detalhes que estraguem a experiência, deixo apenas uma nota: se tem dificuldade com histórias que envolvem dinâmicas semelhantes a seitas, talvez esta não seja a melhor escolha. Para todos os outros, é um dos documentários mais marcantes e assustadores que poderá ver este ano.