Opinião

Cerebral e físico

9 jun 2023 11:36

Vasco Alves que, com a sua Gaita-de-Foles, vai proporcionar uma viagem cerebral estimulante e imperdível

Este sábado, dia 10 de Junho, há três concertos em Leiria que gostava particularmente de destacar. Ao fim da tarde, às 19 horas, na Igreja da Pena, em pleno Castelo, podemos assistir à performance de Vasco Alves que, com a sua Gaita-de-Foles ligada a pedais de efeitos e a processadores, nos vai proporcionar uma viagem cerebral estimulante e imperdível.

Importa evidenciar que Vasco Alves “é um músico que explora a materialidade e a natureza dos fenómenos acústicos utilizando técnicas electrónicas e acústicas instáveis. A construção das suas criações sonoras alicerça-se maioritariamente na utilização de métodos de síntese e amplificação, estratégias materiais que sustentam pontos de diálogo entre lógicas computacionais e ferramentas físicas, o que, sem dúvida, confere singularidade ao seu território criativo”.

Este será o terceiro concerto da terceira edição do Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, que decorre na cidade até Novembro. Depois, à noite, a partir das 22:30 horas, na Stereogun, o apelo é mais físico. Ao seu palco vão subir os bracarenses The Mighty Mister Shame para interpretar “Through Hell”, um disco recentemente editado que revela uma banda competente, de som pesado e em riste, onde emergem temas poderosos de stoner e sludge, com bastante groove, que não deixará ninguém indiferente.

De seguida entram em ação os Corcunda, uma banda de “high decibel paranóia rock”. Deles podemos esperar volume alto, rock de fazer transpirar e, claro, lirismo a colapsar à porta da ala psiquiátrica de uma qualquer unidade de saúde hospitalar.

Isto até poderia soar a brincadeira, mas quando sabemos que este punk-rock-psicótico sai do corpo de um veterano trio da Marinha Grande composto por elementos com provas dadas em bandas como No More Rock And Roll Business, Hermosa Beach, Ease, Hate Disposal ou Man Hate Man, aí o caso fica sério. Paulo “Piggy” Martinho, Pedro “Slaughter” Marques e Angelo Calvete não vão deixar créditos em mão alheias. Isso é uma certeza!