Opinião

CEPAE faz parcerias na região

20 jun 2021 15:30

Não se pretende que estes protocolos sejam um conjunto de intenções que apenas ficam no papel

O Centro do Património da Estremadura (CEPAE) não estagnou durante a fase pandémica que nos tem assolado a todos.

Pelo contrário, aproveitou a pausa forçada de muitas instituições para estudar formas de parceria com as mesmas.

Desta forma, tem assinado diversos protocolos de cooperação com associações de vários concelhos da região, como são exemplo a ACR da Comeira e a Companhia de Teatro "Teatro à Solta", ambas da Marinha Grande.

A primeira é uma associação dinâmica, associada do CEPAE, que tem apostado muito na Cultura, através das atividades que tem desenvolvido, muitas delas em parceria com o CEPAE.

A segunda é uma companhia de teatro, jovem, com uma excelente qualidade que tem levado ao palco diversas peças de índole histórica como é o exemplo “Na Língua de Camões”.

Mas o CEPAE não fica por aqui. Dos 12 protocolos já agendados, esta associação do património foi até aos Soutos, Caranguejeira, assinar mais três protocolos com outros tantos grupos de folclore que têm núcleos museológicos/etnográficos, todos eles associados do CEPAE: Rancho Folclórico dos Soutos, Caranguejeira; Rancho Folclórico do Freixial, Arrabal, e Rancho Folclórico de São Guilherme, Magueigia, Santa Catarina da Serra, todos eles do concelho de Leiria. São três grupos de referência e com provas dadas na promoção do património.

Para breve, serão assinados mais protocolos, com o Mosteiro da Batalha, a Junta de Freguesia de Pombal, a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, a delegação do distrito de Leiria da Associação Nacional de Freguesias, assim como outras instituições de diversos concelhos, onde se podem salientar os ranchos de Leiria, Barreira, Rebolaria (Batalha) e Pombal, assim como a União 21, também de Pombal, entre outras.

Não se pretende que estes protocolos sejam um conjunto de intenções que apenas ficam no papel.

O objetivo é desenvolver parcerias na área do Património de forma a alcançarmos mais sensibilidade para uma área que apresenta diversas fragilidades, mas que tem um potencial enorme, tanto no ponto de vista da formação cultural e respetiva representatividade patrimonial, assim como na sua promoção, seja ela turística ou de conhecimento.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990