Editorial

Cabeça na bola, ou a bola na cabeça

1 dez 2022 10:49

A inflação continua a trepar para índices nunca vistos há quase 30 anos, a invasão militar da Ucrânia mantém-se há mais de nove meses, e o País prossegue entusiasmado … com o futebol

O Orçamento de Estado para o próximo ano foi aprovado, as chefias das urgências de vários hospitais estão a pedir a demissão por “falta de condições de trabalho e de segurança para os utentes”, a inflação continua a trepar para índices nunca vistos há quase 30 anos, a invasão militar da Ucrânia mantém-se há mais de nove meses, e o País prossegue entusiasmado … com o futebol.

As previsões da Comissão Europeia para 2024 colocaram a Roménia - em tempos o país mais pobre da União Europeia – um lugar à frente de Portugal no ranking de desenvolvimento económico, mas atenções foram rapidamente desviadas para a primeira vitória da selecção nacional de futebol sobre o Gana, no jogo de estreia no Mundial do Catar.

A Rússia continua a bombardear alvos estratégicos na Ucrânia, deixando as populações sem electricidade e fontes de aquecimento, agora que se intensifica o Inverno, os especialistas em assuntos militares aventam a hipótese de novos ataques massivos em território ucraniano, e o espaço público acabou concentrado no interesse, ou não, da deslocação dos representantes dos principais órgãos de soberania ao país anfitrião de Mundial de Futebol 2022.

No mesmo dia em que a selecção nacional conquistou a segunda vitória na competição, sobre o Uruguai, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, alertava para o aumento do número de pedidos de ajuda de famílias que já não conseguem pagar as prestações dos empréstimos à habitação. “Estamos a viver um tempo em que tudo sobe: sobem as rendas, sobe a alimentação, sobe a energia, tudo sobe” e, “quanto mais baixo é o rendimento, mais rápido deixam de conseguir suportar esses custos”, justificava a responsável.

E qual foi o tema mais discutido do dia (e dos dias seguintes)? Se o segundo golo da equipa das quinas foi marcado por Bruno Fernandes ou por Cristiano Ronaldo. Reproduziram-se as imagens recolhidas de vários ângulos, recorreu-se à tecnologia de simulação 3D, consultaram-se os dados dos sensores existente na bola de jogo, ouviram-se comentadores e mais comentadores, criaram-se memes na internet e, nas conclusões mais refinadas, lamentou-se até o eventual egocentrismo do capitão, ao reclamar para ele a autoria do tento que apenas reforçou a passagem de Portugal à próxima fase da prova.

Assim vai o mundo, o País e a região.