Opinião

Bombeiros Voluntários: os heróis de sempre!

22 ago 2016 00:00

Sem prejuízo de todos aqueles que colaboram no combate ao flagelo dos incêndios florestais, julgo que ninguém colocará em causa o papel central e nuclear que desempenham os Bombeiros Voluntários.

Decidi dar este título, pois outro dia, lendo alguma informação sobre as trágicas semanas, alguém referenciava os bombeiros como os heróis de agora. Ora, estas linhas são para relembrar que os bombeiros são os heróis de sempre e de todos os dias.

Porque este movimento voluntário é ímpar no Mundo, ou seja, não se conhece outro País onde a disponibilidade para a participação de pessoas é de tal dimensão e limite, pois em muitas circunstâncias colocam, inclusivamente, o mais importante, as suas vidas, em perigo.

E recordar que pela natureza das suas tarefas estamos a falar de um contingente de voluntários por opção, mas profissionais na acção, pois é com eles que muitas vezes contamos e esperamos, levando inclusive a cometer injustiças sobre o seu valioso e valoroso desempenho, quando não chegam no minuto que pretendíamos!

Mas se não fosse a dimensão e gravidade destes últimos dias, com situações dramáticas na Madeira, em Arouca, em Castanheira de Pera ou em São Pedro do Sul, só para mencionar alguns dos fogos mais intensos, todos nos lembraríamos da mesma forma dos nossos bombeiros?

Por acaso sabem que para reforçar as equipas de combate a incêndio durante o período de Junho a Setembro os Bombeiros Voluntários recebem uma gratificação do Governo de 45€ por 24h de serviço, ou seja 1,875 euros/hora?

Mesmo não o fazendo pelo dinheiro, será este o valor que deve ser dada a tanta disponibilidade? E as regalias, algumas de âmbito social, que têm vindo a ser retiradas a quem é Bombeiro Voluntário? E as exigências, cada vez maiores e disparatadas, que se vão introduzindo e que afastam as pessoas desta vontade de fazer trabalho voluntário?

* Autarca

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo