Login
Esqueci a password

Se esqueceu o seu Username ou a sua Password envie-nos o seu e-mail e receberá os seus dados de acesso por e-mail.

Se não sabe que endereço de e-mail utilizou no seu registo, por favor contacte os nossos serviços através do nosso e-mail assinantes@jornaldeleiria.pt.

Para procurar palavras exactas utilize aspas. Ex: "Castelo de Leiria" "Jornal de Leiria"
Área restrita

A secção que pretende aceder é restrita a assinantes do Jornal de Leiria. Para se tornar assinante vá à área Assinatura.

Se já for assinante da edição impressa, pode registar-se na edição online, sem custos adicionais.

Caso já tenha um registo, efectue login.

Opinião

Paulo Sellmayer* Voltar

14:57 - 17 Maio 2018
Biótopo cultural

Biótopo cultural

Esta constante alteração do meio e superação da condição ambiental provocou a criação de ecossistemas humanos, sem análogos naturais, com características próprias da época geológica actual, a do Antropoceno.

Partindo de uma desvantagem natural, o ser humano usou a estratégia de, por meio da cultura, adaptar o meio ambiente ao seu corpo.

Como instinto de sobrevivência desenvolveu a sua capacidade de adaptação e manipulação dos elementos naturais, transformando o ambiente vivido numa junção de elementos existentes e criados.

Esta constante alteração do meio e superação da condição ambiental provocou a criação de ecossistemas humanos, sem análogos naturais, com características próprias da época geológica actual, a do Antropoceno.

Estamos numa época em que o ser humano e as suas actividades são o centro do planeta, sendo o maior contribuidor para as alterações dos sistemas em que nos inserimos.

Em Ecologia, um biótopo é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais e corresponde à menor parcela de um habitat que é possível medir geograficamente.

Nesta perspectiva de uma ecologia humana, onde se procura aprofundar a relação do ser humano com o seu ambiente natural, podemos definir um biótopo cultural, onde se atenta às condicionantes ambientais e culturais, unindo-as num conceito só.

É uma relação recíproca onde o habitat influencia as características dos habitantes e vice-versa.

Ou seja, esta ideia de biótopo cultural, que pode tanto ser aplicado à nossa cidade ou à nossa casa, serve sobretudo para atestar que o espaço que nos envolve tem características únicas  

LER MAIS

Faça para ler a totalidade do artigo ou registe-se e aceda à versão integral deste texto





Os comentários são da exclusiva responsabilidade do utilizador