Opinião

Assustador

11 fev 2024 16:42

A democracia tem a perversão de dar oportunidade aos não democratas de acabar com ela

Custa-me imenso voltar a este assunto mas tem que ser. Sei que escrever sobre o que penso do eleitorado do Chega pode provocar repulsa, desilusão e até ódio de estimação a algumas pessoas que até há pouco me admiravam pelo que faço profissionalmente ou que simpatizavam socialmente comigo. Mas eu não me importo de sofrer eventuais dissabores se isso significar continuar fiel à minha consciência.

Vou ser claro: não quero ser amigo de gente que vota no Chega. De alguns, confesso, até tenho pena. A sua condição intelectual e a sua cultura são tão parcas que pronto, não dão mais. Talvez seja por isso que acreditam no Pai Natal e na banha da cobra que lhes querem vender. Mas os mais perigosos são os outros, os que aparentemente têm dois dedos de testa e votam na extrema-direita por questões ideológicas. “Não é nada disso, ó Carlos! A malta anda é revoltada e desiludida”.

Então vota-se num partido fascista, xenófobo, racista, misógino e machista, que isto vai ficar melhor de certeza. Não me lixem! Gente que quer ressuscitar rituais bafientos do passado e suprimir direitos que foram conquistados com a luta dos pais e avós dos que agora se juntam às fileiras dessa horda raivosa.

O Chega vem com uma mão cheia de nada e na outra traz um chicote para nos domesticar e castigar. Para além das que representam um retrocesso civilizacional, as outras propostas de Ventura são inviáveis, não exequíveis, infantis, que colapsariam o nosso País num ápice. Mas há uma coisa em que o Chega é bom, tenho que reconhecer: é na limpeza que tem feito no CDS e no PSD. Embora mais pequenos, são agora partidos menos obscuros. Os fascistas que lá existiam têm migrado todos para o partido de Ventura. Foi de lá que ele veio também.

Malta que perdeu a vergonha e que se mostra agora sem máscara. Gente desprezível, sem verticalidade e integridade. Neste momento é assustador andar na rua e sentir que 25 em cada 100 pessoas com que me cruzo estão aptas a normalizar o fascismo. A democracia tem a perversão de dar oportunidade aos não democratas de acabar com ela. É por isso que lhes deveria estar blindada. Tenho dito.