Opinião

As alterações climáticas

14 jun 2018 00:00

As condições climatéricas extremas têm impacto na produção de alimentos, que nos chegam à mesa em menor quantidade.

Os últimos meses em Portugal têm confirmado teorias que apontam para um agravamento das alterações climáticas.

Em pleno mês de novembro, foram vários os concelhos do país a declarar o estado de emergência por falta de água nos seus territórios. Assistimos também ao maior transporte de água por via rodoviária alguma vez feito em Portugal.

Para além dos óbvios problemas para as populações, esta situação acarreta também graves consequências para a agricultura.

As condições climatéricas extremas têm impacto na produção de alimentos, que nos chegam à mesa em menor quantidade. Estes efeitos são um desafio para o setor agrícola que tem de se adaptar e desenvolver técnicas que permitam a sustentabilidade do setor.

As produções de alguns tipos de queijo, por exemplo, foram fortemente afetadas graças à quebra da produção do leite necessário, na ordem dos 70%.

Também as produções de milho, que em Portugal têm como principal destino a alimentação dos animais, foram fortemente afetadas, o que pode significar graves consequências para a produção de carne nacional.

Continuar a proteger a diversidade do setor agrícola, o crescimento e o emprego nas zonas rurais e, ao mesmo tempo, permitir uma maior flexibilidade aos Estados-membros na implementação das políticas são os objetivos principais da Comunidade da Comissão Europeia sobre o Futuro da Alimentação e da Agricultura.

A União Europeia tem vindo a trabalhar de perto com os Estados-membros para identificar os maiores desafios à produção agrícola. Os programas de desenvolvimento rural, desenhados a nível regional, já são elabo

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ