Opinião

Apostar na inovação tecnológica para alavancar a economia leiriense

14 jul 2016 00:00

Os novos hábitos e padrões de consumo são assunto do dia em tudo o que diz respeito à tecnologia, sendo a inovação um motor do consumo e de alavancagem empresarial que potencia a economia de um país.

Constituindo-se Leiria como um eixo da indústria de moldes para plásticos e numa época em que os hubs industriais são cada vez mais reduzidos, não é de descurar a importância desta actividade para a geração de emprego com o objectivo final de estimular a economia leiriense. 

A inovação tecnológica é hoje um investimento fulcral para qualquer sector de actividade. O mercado exige novos processos e melhorias constantes no produto final – à “inovação” junta-se a “disrupção”.

E esta realidade não é diferente na indústria de moldes de Leiria, não sendo por acaso que a maioria das vendas deste sector encontra o seu lugar nas exportações (quem não inova, não exporta).  

Se a inovação tem de estar presente no produto final, isso implica toda uma renovação das fases do processo, desde o desenho à fabricação e, em última instância, nos próprios recursos humanos. No início do ano passado, João Faustino, Presidente da CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes -, reiterou que este é um sector que, à margem de outros em Portugal, não regista desemprego, mas que possui mão-de-obra em falta.

Porque é que não atrai os 30% de jovens desempregados? A inovação tecnológica é o primeiro percurso desta estrada a percorrer, porque pode incentivar os jovens a procurarem esta indústria. 

Os millennials demonstram preocupações ambientais e vontade de trabalhar em empresas cuja vertente de responsabilidade social e ambiental esteja presente.

Este pode ser também outro dos grandes passos para atrai-los, sendo que o caminho já está a ser traçado: investigadores da Universidade de Coimbra criaram uma nova tecnologia de aditivos amigos do ambiente para a fabricação dos componentes metálicos na indústria de moldes.  

Nesta aproximação é claro que têm um papel fundamental associações como a CEFAMOL e a NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria) que, a colaborar com o Instituto Politécnico de Leiria para a formação em contexto empresarial e para a atribuição das bolsas de estudo “IPL Indústria” também inovam no recrutamento.

Atraem para investir nestes jovens e isto é a criação de uma engrenagem fundamental.  Finalmente, as recentes inovações tecnológicas noutras áreas podem ter o seu papel a desempenhar nesta indústria ao permitirem uma melhor administração nas empresas – desde softwares de gestão contabilística e optimização logística até comparadores financeiros como o ComparaJá.pt ou serviços disruptivos de apoio ao cliente, como os da Talkdesk.

Este entrelaçamento de sectores vai possibilitar a criação de sinergias fortes e, consequentemente, a inovação tecnológica necessária em torno da indústria de moldes para aliciar a massa juvenil. A resposta passa pela união que faz a força.

*director-geral da ComparaJá.pt