Opinião

Allô, o Mundo mudou!

24 mar 2016 00:00

No século XX o maior terror das autoridades era o uso de armas nos aviões comerciais ao passo que hoje o perigo consiste nesses mesmos aviões serem usados como arma.

O mundo está, literalmente, em polvorosa, enquanto nós, neste nosso cantinho «à beira mar plantado», a julgar que as ondas de choque não nos atingirão. No entanto, nada neste nosso novo e conturbado mundo será como dantes. Isso, temo, é uma inevitabilidade incontornável não apenas em Bruxelas, Londres e Paris, mas, também, em Lisboa.

Diz o ditado tão português que «só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja». Isto é o mesmo que dizer que mantemos uma cultura de reação em detrimento de uma cultura de prevenção. Até que as circunstâncias nos obriguem a alterar comportamentos temos a tendência em manter tudo como antes. De nada vale serem evidentes os diferentes sinais que se nos apresentam pela frente, já que, mesmo perante a evidência indesmentível de que o mundo mudou radicalmente, neste novo e turbulento século, nós nada mudámos.

No século XX o maior terror das autoridades era o uso de armas nos aviões comerciais ao passo que hoje o perigo consiste nesses mesmos aviões serem usados como arma. Disso fomos avisados logo à entrada do novo século e da, diria eu, nova era, com o ataque de 11 de setembro de 2011, às torres gémeas de Nova Iorque. No século XX a informática e as novas tecnologias eram o futuro e a esperança do mundo, enquanto no século XXI constituem a maior ameaça para esse mesmo futuro.

No século XX os criminosos andavam de gorro para esconder a cara com medo da polícia, neste século os polícias usam esses gorros para se esconderem dos criminosos. No século passado as policias para salvar reféns prometiam não matar os sequestradores, enquanto hoje morrer é um dos objetivos dos terroristas, pelo que essa moeda de troca desapareceu e com ela desapareceu também a indispensabilidade dos negociadores.

*Candidato a deputado nas legislativas

Texto escrito de acordo com a nova ortografia

 

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo