Opinião

A normalização monetária

17 mai 2018 00:00

Os dados económicos apontam para a manutenção do crescimento económico.

Nos mercados financeiros internacionais, o ano de 2017 poderá ter representado o ponto de não retorno no trajeto de normalização da política monetária a nível global e do fim dos estímulos monetários.

Em 2018, ainda que possa existir algum compasso de espera, as taxas deverão começar a subir de forma mais assinalável, devendo em alguns casos surpreender as estimativas dos observadores.

Existem, à semelhança de anos anteriores, renovadas preocupações geopolíticas para manterem suspenso o mais cuidadoso dos investidores – com China e EUA a liderarem uma nova espécie de guerra fria comercial global -, mas a verdade é que os dados económicos apontam para a manutenção do crescimento económico, provavelmente, o regresso definitivo à normalidade monetária por parte dos principais bancos centrais internacionais.

Até agora tem prevalecido alguma cautela relativamente à evolução dos preços, o que tem moderado adicionalmente as expectativas dos analistas relativamente à evolução das taxas diretoras.

Mas é muito provável que a inflação acabe por apanhar muitos investidores desprevenidos em 2018, e isto é sobretudo verdade nos EUA.

Na maior economia mundial, as principais reservas estão associadas ao agre

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ