Opinião

A importância de votar em 10 de Março

9 fev 2024 16:24

É mesmo muito importante que todos vamos votar no dia 10 de Março, contrariando a tendência das grandes taxas de abstenção

Convém recordar que as eleições legislativas do próximo dia 10 de Março são antecipadas, pois o seu tempo normal seria no final do Verão de 2026. Não devemos esquecer que o País vai a votos porque, apesar do Governo ser suportado por uma maioria absoluta parlamentar, isso não impediu que em pouco mais de 18 meses houvesse mais de uma dúzia de demissões de governantes, terminando no mais alto responsável do Governo, o Primeiro-ministro António Costa.

E é esse mesmo Partido Socialista, agora com um novo Secretário-geral, que se apresenta aos eleitores portugueses com praticamente as mesmas caras de sempre, representando por isso, claramente, uma incapacidade de renovação e de captação de quadros na sociedade civil. A somar a este cenário, só mesmo a falta de vergonha com que agora o Partido Socialista, através de Pedro Nuno Santos, vai defendendo o contrário de posições tomadas nos governos de que fez parte ou, ainda mais recentemente na sua função de parlamentar, onde votou contra o que agora defende.

São os casos da recuperação do tempo de serviço por parte dos professores, da injustiça criada nas forças de segurança, pela atribuição do suplemento de missão apenas aos agentes da Polícia Judiciária, ou a supressão de portagens. Vale a pena perceber que não são todos iguais, como alguns querem fazer crer, pois nos últimos 28 anos o Partido Socialista teve a responsabilidade de governar 22, tendo o PSD e os seus parceiros de coligação apenas 6 anos, com a missão patriótica de salvar Portugal da bancarrota no período de 2011-2015.

E, mais uma vez, relativizar as sondagens, bastando recordar o que sucedeu em 2022, onde nos fizeram crer que Rui Rio estava à beira da vitória, quando depois se verificou uma maioria absoluta do PS ou ainda mais recentemente, na semana passada, onde a três dias das eleições nos Açores nos disseram que seria o PS a sair vencedor, vaticínio contrariado nas urnas com a vitória da AD e de José Manuel Bolieiro.

Por isso, é mesmo muito importante que todos vamos votar no dia 10 de Março, contrariando a tendência das grandes taxas de abstenção, aliás, como ainda agora se verificou nos Açores onde se registou uma taxa de participação superior ao último acto eleitoral. Só assim, Portugal poderá mudar, com a consciência e contributo de todos.