Opinião

A fronteira entre o visível e o invisível.

27 set 2018 00:00

Sendo ambos coleccionadores, acumularam objectos de determinadas categorias, mas não parece ter recaído sobre um deles a obsessão que moveu o outro.

Ambos se deixaram tomar pelo desejo de coleccionar. Não é a diferença de meios de fortuna que os distingue, mas sim o condicionamento que traria às suas vidas. Um sacrificou casa e família à colecção, o outro fez da sua colecção o ambiente enquadrador das suas relações familiares e de amizade.

Sendo ambos coleccionadores, acumularam objectos de determinadas categorias, mas não parece ter recaído sobre um deles a obsessão que moveu o outro.

Refiro-me a José Régio, o coleccionador compulsivo, e a José Relvas, o coleccionador poético. Como se tivessem sido inspirados por um deus truculento, Régio, o coleccionador fetichista dispunha de fontes de rendimento bem mais limitadas do que Relvas, pelo que o sacrifício pessoal que a colecção lhe exigiu não tem equivalente no prazer estético que este último encontrou na aquisição das peças da sua colecção.

A colecção de Régio foi preenchendo a casa, imparavelmente, incluindo compartimentos de intimidade, em luta constante por novos espaços. Relvas dispôs a sua colecção de forma harmoniosa, de modo a caracterizar esteticamente cada sala.

Não é possível imaginar o abastado proprietário de Alpiarça a limpar as peças da sua colecção no desvelo voluptuoso do professor do Liceu de Portalegre para com as suas. Também não há registo de que a venda e troca de peças de colecção, operações correntes de gestão de colecções, se tenham revestido no caso de Relvas do lamentoso remorso a que se refere Régio sempre que se vê na necessidade de se desfazer de alguma das suas.

Resultado de espíritos sistemáticos ou apaixonados, as colecções não passaram de moda. Numa época em que deixámos de fazer ruínas – uma interpretação do Marc Augé – ou melhor, em que substituímos as ruínas pelos escombros, aumentou exponencialmente o numero de colecções, tanto privadas como públicas.

O número de museus não cessa de aumentar e de abarcar áreas da actividade humana que há um século seria impens&aacu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ