Sociedade

Workshop ensina "truques" para reduzir o desperdício alimentar

20 nov 2019 12:00

Promovida pela Valorlis, em parceria com a Refood Leiria, a iniciativa está marcada para o próximo sábado, dia 23.

workshop-ensina-truques-para-reduzir-o-desperdicio-alimentar

Da horta à mesa, com sabor, criatividade, sem desperdício é o tema de um workshop que a Varlorlis promove este sábado, dia 23, em parceria com a Refood Leiria, o movimento que, há quatro anos, recolhe comida não servida por restaurantes e a distribui por pessoas carenciadas.

Neste workshop, que decorrerá no auditório da Valorlis, a partir das 15 horas, os participantes vão aprender técnicas para evitar o desperdício na horta e na cozinha e aprender a conservar e transformar as sobras em pratos “deliciosos”. Além da partilha de receitas, serão, por exemplo, apresentados “pequenos truques” para reduzir a quantidade de alimentos encaminhados para o lixo e dicas sobre as várias formas de conservar alimentos.

Os participantes “devem trazer embalagens de vidro para levar as receitas elaboradas para casa, promovendo assim a reutilização”, refere uma nota de imprensa da Valorlis, que explica ainda que o workshop é gratuito, mas requer inscrição em www.valorlis.pt.

Dinamizado pela Horta da Joaninha, o evento é promovido no âmbito da Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que começo no passado dia 16 e decorre até domingo, dia 24, em toda a Europa.

Marta Guerreiro, administradora-delegada da Valorlis, deixa o apelo “para que as preocupações desta semana se possam prolongar ao longo de todo o ano, e traduzir-se na mudança de alguns hábitos, que farão toda a diferença na redução de resíduos”.