Sociedade

Voluntários recolheram 2,32 toneladas de lixo na Praia do Osso da Baleia

20 jun 2020 13:34

Foi um aumento de 1,44 toneladas em relação ao ano anterior

voluntarios-recolheram-232-toneladas-de-lixo-na-praia-do-osso-da-baleia
Aumento de quantidade recolhida, comparativamente ao ano passado
CM Pombal

Mais de três dezenas de voluntários participaram, no dia 13, na praia do Osso da Baleia, na freguesia de Carriço (Pombal), na iniciativa Praia Limpa! Mais Segura!

A limpeza esteve integrada no programa de actividades de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul 2020 e resultou na recolha de 2,32 toneladas de resíduos.

Esta iniciativa que é realizada anualmente, consistiu numa ação de limpeza do areal e zona envolvente da praia do Osso da Baleia, numa extensão de cerca de dois quilómetros, com recolha selectiva de resíduos.

Foi realizada ainda uma sessão de informação sobre lixo marinho (principais itens de lixo marinho encontrados, incluindo os recentes equipamentos de proteção individual, principais origens/ fontes e consequências para a biodiversidade) e, sobre a biodiversidade observada no decorrer da ação de limpeza, através de conchas recolhidas, elementos naturais, espécies observadas, entre outros.

Os voluntários que participaram na iniciativa (do Agrupamento de Escuteiros do Carriço, do Agrupamento de Escuteiros de Albergaria dos Doze, técnicos da Câmara Municipal de Pombal e voluntários) recolheram um total de 2,32 toneladas de resíduos, o que representa um aumento de 1,44 toneladas em relação ao ano anterior.

A actividade “Praia Limpa! Mais Segura!” foi organizada pelo Município de Pombal, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros do Carriço e da Junta de Freguesia do Carriço.

No final de Maio, a Associação Brigada do Mar realizou a sua 9.ª ação de limpeza das praias entre São Pedro de Moel e Figueira Foz, onde se inclui a praia do Osso da Baleia, onde recolheu 1,7 toneladas de resíduos.

A iniciativa também contou com o apoio do Município de Pombal.