Sociedade

Voluntários recolhem quatro toneladas de lixo de praias e pinhal

25 jun 2022 08:30

Hoje há mais limpeza do areal, na Praia da Vieira

voluntarios-recolhem-quatro-toneladas-de-lixo-de-praias-e-pinhal
.
Ricardo Machado
Daniela Franco Sousa

Quatro toneladas. Foi esta a quantidade de lixo já recolhida pelo grupo de voluntários One Piece After Another, desde que arrancou com as iniciativas de limpeza nas praias e no pinhal, sobretudo nos concelhos de Marinha Grande, Alcobaça e Leiria, em 2019.

Hoje, pelas 16 horas, o grupo irá reunir-se uma vez mais para recolher lixo da Praia da Vieira e o ponto de encontro será junto ao mercado de peixe. Desta feita, o convite partiu de jovens de catequese, o grupo Say Yes, de Vieira de Leiria, que quiseram juntar-se à One Piece After Another para, desta forma diferente, encerrarem as actividades do ano lectivo.

E para dia 3 de Julho, pelas 9:30 horas, está já agendada uma caça à beata na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

Ricardo Machado, operário fabril da Marinha Grande e fundador deste movimento, recorda que, desde 2019, e apesar do abrandamento imposto pela pandemia, a One Piece After Another já envolveu cerca de 400 voluntários em diversas acções de limpeza, que resultaram numa recolha total de quatro toneladas de resíduos.

Existe um número de voluntários mais ou menos fixo nas várias iniciativas, de 20 a 30 pessoas, mas já decorreram acções que envolveram muito mais participantes, quando se tratou de parcerias com escolas ou com colaboradores de empresas, expõe o fundador.

Colchões, electrodomésticos, mas também microplásticos e material de pesca são alguns dos muitos detritos encontrados na mata e na praia, prossegue Ricardo Machado.

A componente de sensibilização ambiental está também muito presente durante o trabalho de campo, onde se alerta para a necessidade de reutilizar, reduzir, recusar e reciclar, nota o voluntário deste movimento, que tem por objectivo constituir One Piece After Another como associação, como forma de tornar as acções mais frequentes e estruturadas.