Economia

Volume de facturação da inCentea cresceu quase 10% em 2023

31 mar 2024 14:00

EBITDA conheceu um crescimento com mais 31%

volume-de-facturacao-da-incentea-cresceu-quase-10percent-em-2023
Luís Subtil Barreiro apresentou resultados e novidades
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

O grupo inCentea ficou a apenas sete décimas de chegar à percentagem de crescimento proposta no ano passado, de 10% ao ano.

Os resultados foram apresentados aos colaboradores, parceiros, clientes e detentores de capital social desta empresa de tecnologia de gestão, na passada sexta-feira, em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, durante a 20.ª Convenção inCentea.

O Grupo inCentea, que está sediado na cidade do Lis, mas conta com investimentos e empresas participadas em todo o País e PALOP, revelou que o volume de negócios de 2023 foi de 22,9 milhões de euros, mais 9,3% do que em 2022.

Também o EBITDA conheceu um crescimento, com mais 31%, ou seja, 2,6 milhões de euros.

Já o resultado antes de impostos também registou um aumento de mais 36%, ou 1,3 milhões de euros.

Resultados que a administração da tecnológica atribuiu ao trabalho e união das suas equipas, focadas em objectivos concretos e constantemente avaliados e apoiados.

“Mais uma vez, tivemos algumas unidades de negócio que, independentemente da proporcionalidade do contributo para os resultados, merecem destaque pelo seu desempenho. Sem qualquer hierarquização, faço referência à Codi, que, pela natureza do negócio, está exposta a variações de resultados”, afirmou Luís Subtil Barreiro, durante a convenção.

O vice-presidente do grupo empresarial mencionou ainda a inCentea Cabo Verde que “manteve o motor muito afinado”, com consistência e regularidade nos resultados.

Referiu ainda a Teleleiria, uma empresa de comunicações do grupo inCentea, indexada às práticas e políticas comerciais da Vodafone, que, “com trabalho e capacidade de adaptação, conseguiu resultados muito positivos”.

Luís Subtil Barreiro aproveitou a oportunidade para reafirmar a ambição de crescer mais no próximo ano.

“O facto de não atingirmos a meta de crescimento de 10% do volume de negócio por sete décimas é totalmente esmagado pelo crescimento do EBITDA e dos resultados”, disse, reconhecendo que era uma previsão de “orçamento dura e exigente”.

“Temos as melhores pessoas para, em 2024, continuarmos esta senda de crescimento. Se continuarmos alinhados e cúmplices, no desígnio de gerir, vender e fazer bem, 2024 será mais um bom ano neste caminho de mais desempenho, através de mais noções e de mais tecnologia, mas sempre com pessoas mais felizes”.

A 20.ª Convenção da inCentea, empresa nascida há mais de três décadas e meia, foi palco de partilha de histórias inspiradoras de liderança tecnológica e desenvolvimento pessoal, para marcar o primeiro dos quatro pilares do grupo empresarial: Mais Pessoas.

Seguiu-se o segundo – Mais Tecnologia – e desenvolvimento sustentável, além de Mais Soluções para clientes, colaboradores e comunidade.

Por fim, Mais Performance. A cooperação entre pessoas permite desbloquear maior desempenho na gestão de processos e elevar a produtividade.