Economia

Vista Alegre regista prejuízo de 2,1ME em 2020 impactado pela pandemia

2 abr 2021 17:31

O volume de negócios fixou-se em 110 milhões de euros, com uma diminuição de apenas de 8,1% relativamente ao ano de 2019

vista-alegre-regista-prejuizo-de-21me-em-2020-impactado-pela-pandemia
O encerramento total das lojas de comércio e restauração e o abrandamento do sector da hotelaria reduziu vendas da Vista Alegre
Redacção/Agência Lusa

O grupo Vista Alegre, com loja e fábrica em Alcobaça, registou um prejuízo de 2,1 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 7,5 milhões de euros em 2019, impactado pela pandemia, anunciou hoje a empresa.

"Os resultados consolidados do exercício de 2020 do Grupo Vista Alegre foram fortemente afectados, nomeadamente a partir de Março e até final do ano, com restrições severas ao comércio e circulação de pessoas que levaram à diminuição da procura e redução de encomendas", refere a Vista Alegre, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Apesar de todas as adversidades ao longo do ano, o volume de negócios fixou-se em 110 milhões de euros, com uma diminuição de apenas de 8,1% relativamente ao ano de 2019", refere a marca, salientando que no segundo semestre "a Vista Alegre registou um crescimento no volume de negócios de 5,1 milhões de euros (+8,2%) face ao período homólogo, demonstrando assim uma assinalável resiliência e robustez do negócio, face ao período difícil que o mundo e a economia global atravessam".

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) caiu 37% para 16 milhões de euros. Já o resultado operacional fixou-se nos 2,5 milhões de euros, "inferior em 83% face ao período homólogo de 2019".

O mercado externo representou 78,7% do volume de negócios da vista Alegre, com 86,9 milhões de euros de vendas, um aumento de 6,2 pontos percentuais face a 2019.

"Este aumento é justificado pelo crescimento do volume de negócios nos mercados europeus, nomeadamente em França, Holanda e Itália, países com maiores crescimentos", prossegue o grupo.

A empresa salienta que o encerramento total das lojas de comércio e restauração, a partir de Março do ano passado, quer a nível nacional como internacional, "acrescido do forte abrandamento do sector da hotelaria, repercutiu-se numa redução de vendas na Vista Alegre no canal de retalho e horeca [hotéis, restaurantes e cafés]".

No final do ano passado, "a dívida líquida consolidada da Vista Alegre teve uma redução de três milhões de euros comparativamente com o ano anterior".

Relativamente aos investimentos, estes totalizaram cerca de 3,9 milhões de euros, "na nomeadamente na aquisição de equipamentos no segmento da porcelana, cristal e vidro e forno, realizados potenciam uma maior eficiência operacional e a redução de custos, reforçando o posicionamento da Vista Alegre como detentora das fábricas tecnologicamente mais avançadas do mundo nos segmentos de mercado de cerâmica, cristal e vidro".