Economia

Vista Alegre celebra 200 anos e lança Prato Calendário

11 jan 2024 10:01

Grupo Vista Alegre dispõe de várias unidades industriais, algumas delas em Alcobaça e Caldas da Rainha

vista-alegre-celebra-200-anos-e-lanca-prato-calendario
Prato Calendário
Grupo Visabeira

A Vista Alegre assinalou na passada sexta-feira o arranque das comemorações dos 200 anos da marca, numa cerimónia que decorreu na unidade fabril situada no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo.

Nesta cerimónia foi exibida a primeira peça do ano – Prato Calendário - a ser produzida na Vista Alegre, apresentando na sua decoração um conjunto de elementos ilustrativos da história da marca fundada em 1824 por José Ferreira Pinto Basto.

“A par das muitas iniciativas que irão ter lugar para assinalar uma história exemplar, feita de ousadia, coragem, ambição, determinação, trabalho e perseverança, a Vista Alegre irá lançar um conjunto de peças que honram a sua memória, fazendo a ponte entre o passado, o presente e o futuro da marca. Todas as peças produzidas e lançadas no decorrer deste ano terão o selo dos 200 Anos da Vista Alegre, que assinala as comemorações desta importante data e dão a estas peças um cunho muito especial”, refere o Grupo Visabeira.

“Do conjunto de acções previstas no âmbito das comemorações destacamos, a exposição no Palácio Nacional da Ajuda, o lançamento de quatro selos comemorativos, a exposição no Museu Vista Alegre, o lançamento da música oficial dos 200 anos, um documentário produzido para televisão sobre a história da Vista Alegre, o lançamento do livro comemorativos dos 200 anos, entre muitas outras acções que serão comunicadas ao longo do ano”, prossegue a mesma fonte em nota de imprensa.

A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Do seu conjunto de unidades industriais fazem parte as de Alcobaça e de Caldas da Rainha.

Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira.